Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, julho 16, 2024

A força da grana que ergue e destrói coisas belas

 em 16 jul, 2024 3:48

                                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
              “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

É plagiando Caetano Veloso na interpretação da música SAMPA, que o blog quer  falar da força das “máquinas públicas” que costumam destruir coisas belas.

Por falta de coerência, e mudança de discurso muitos políticos já deixaram a vida pública bem antes do tempo, alguns tiveram passagem meteórica diante da conquista de um mandato, tendo que depois ficar lutando pelo retorno de um mandato que foi embora e nunca mais voltou

É assim que a política se desenrola em Sergipe, o demasiado desejo de estar no poder a qualquer custo, tem levado jovens políticos a se lançarem nos braços da incoerência, em troca de um lugar ao sol de forma abreviada.

Os eleitores, sempre que são surpreendidos, silenciam, engolem o cuspe, retém o choro e logo à frente dão a resposta necessária. Fez isso quando se deparou com a adesão de Jackson Barreto a Albano Franco, depois de anos criticando a família Franco, Jackson foi taxado de ter se vendido pra Albano, e o resultado foi uma fragorosa derrota.

Já em 2000, ao ver Valadares liderando as pesquisas que inidicavam vitória segura em 1º turno, Jackson depois de passar um tempo enorme dizendo que Valadares havia matado sua mãe, sobe numa vistosa caminhoneta para desfilar em Aracaju como apoiador de de Valadares. O resultado foi uma inesperada derrota nas urnas.

Fatos mais recentes mostram os novos acordos: Primeiro o que levou a delegada Danielle Garcia, sempre bem votada com o discurso de oposição, a se jogar nos braços do governador Fábio Mitidieri, situação que criou uma turbulência na carreira política dela, cujo resultado final ainda não pode ser avaliado.

Hoje surge a informação de que os eleitores aracajuanos terão que assistir a grande aliança do ex-deputado federal Valadares Filho e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira. Valadares Filho vem de 5 derrotas seguidas (2 para prefeito, uma para governador, uma para vice e a última para senador), mas na lembrança dos eleitores aracajuanos, ainda permeia o massacre feito aparentemente pelo marketing de Edvaldo, que destruiu Valadares Filho de forma desrespeitosa, o tratando como “O MENINO DO TRENZINHO DE PAPAI”, sendo arrematado ao finalda campanha pelo ex-governador Jackson Barreto e a baixaria do “TELEFONE AMARELO”.

Hoje Valadares Filho e Edvaldo Nogueira estarão abraçados, e os eleitores de Valadares Filho, que foram bastante achincalhados nas redes sociais, terão que engolir o cuspe e fazer de conta que é tudo natural porque é política.

Já há quem aposte que ao se reder aos encantos de Edvaldo Nogueira, Valadares Filho parece caminhar para 6ª derrota. Quando poderia, mantendo a coerência, permanecer muito bem ao lado dos que o apoiaram na disputa para o Senado Federal. Mesmo não disputando nada nesse momento.

Foto: Marcelle Cristinne

 

 

 

 

 

 

 

 

TCE, MPC e MPSE celebram acordo de cooperação para aprimorar atuação conjunta O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e o Ministério Público de Contas (MPC/SE) celebraram na manhã de ontem, 15, Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público de Sergipe (MPSE). A parceria visa aprimorar a atuação conjunta das instituições no combate a irregularidades na aplicação dos recursos públicos.

Fortalecimento De acordo com a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, as entidades envolvidas no acordo possuem um papel semelhante, o de fiscalização. Somar-se significa fortalecer o processo de estímulo à boa gestão pública. “Estamos cada dia mais engajados na modernização do nosso modelo de fiscalização e essa atuação conjunta é fundamental. O alinhamento dos trabalhos desenvolvidos por essas três instituições de controle certamente irá fortalecer o processo fiscalizatório e com isso, diminuir os espaços para erros”, afirma a presidente.

Parcerias O acordo prevê ainda a realização de eventos, cursos de aperfeiçoamento profissional, treinamentos, pesquisas e seminários. Outro ponto abordado trata da possibilidade de intercambiar informações, conhecimentos, metodologias, experiências, conteúdos de trabalhos e tecnologias, assim como fornecer informações contidas na base de dados das instituições.

Parcerias II Segundo o procurador-geral do MPSE, Manoel Cabral Machado Neto, o objetivo finalístico do acordo é a solução de problemas sociais. “O termo de cooperação que nós assinamos hoje significa a possibilidade de dividirmos os dados, as informações, as provas que o Ministério Público precisa para poder deflagrar as medidas judiciais, para poder dialogar com os administradores, tudo em busca de soluções, de eficiência, de construções, de soluções para problemas que afetam a coletividade como todo. Problemas de saúde, problemas da educação, problemas relacionados com gastos públicos. O Ministério Público tem esse papel constitucional, mas precisa também do reforço, principalmente, da parte de prova, da parte de dados concretos para que o trabalho seja realizado de maneira eficiente”, explica.

Diálogo entre os órgãos O procurador-geral do MPC, Eduardo Côrtes, acrescenta que essa parceria também facilitará o diálogo entre os órgãos.  “[…] cada promotor de Justiça vai ser um aliado do Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas na fiscalização dos recursos públicos”. A reunião de assinatura também contou com a participação do secretário-geral do MPSE, promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior, bem como de diretores de diversas áreas do TCE/SE.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Márcio Macêdo representa o Brasil na ONU em discussão sobre agenda 2030 e ODS O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, está em Nova York para uma série de compromissos na Organização das Nações Unidas (ONU), onde apresenta as ações do Brasil em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e discute formas de acelerar a implementação da Agenda 2030. Ontem, 15, ele, ao lado do ministro  do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, teve uma reunião muito importante com Amina Mohammed, vice-secretária geral da ONU. “Há um ano, nós apresentamos o compromisso do Brasil com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentáve”, explicou.

Grupo especial Durante os três dias de agenda, uma das participações mais importantes ocorre logo no primeiro dia, quando Macêdo fará um discurso no evento oficial do Segmento Ministerial do Fórum Político de Alto Nível da ONU para o desenvolvimento Sustentável. O tema do discurso será “Como acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos ODS”. Este evento faz parte de um grupo especial criado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que convidou dez países para debaterem estratégias de avanço dos ODS. O convite foi feito ao presidente Lula, que designou o ministro Márcio Macêdo, coordenador da Agenda 2030 e dos ODS no governo federal, para representar o Brasil.

Reconstrução das políticas sociais Na sua intervenção, Macêdo destaca a reconstrução das políticas sociais brasileiras, que foram desmanteladas nos últimos quatro anos. Com a retomada do governo Lula, programas como Bolsa Família, Cisterna para Todos e Minha Casa, Minha Vida estão sendo reimplementados, alinhados aos objetivos dos ODS. Os ODS foram inspirados, em grande parte, pelas políticas públicas dos primeiros mandatos do presidente Lula, focadas no combate à fome e na promoção da justiça social. Além disso, Macêdo enfatiza a criação do 18º ODS, que trata do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial, uma iniciativa liderada pela ministra Anielle Franco.

 Protagonismo internacional  Macêdo também vai apresentar o Relatório Nacional Voluntário, RNV, elaborado pelo Brasil em relação aos ODS. O relatório é fundamental para a posição do Brasil como protagonista internacional. O RNV foi abandonado pelos últimos governos e não era apresentado há seis anos. O documento detalha as políticas públicas atuais e sua sintonia com as metas globais da ONU. A participação de Márcio Macêdo na ONU e seu engajamento nos debates sobre os ODS reforçam o compromisso do Brasil com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua posição como líder global na promoção de políticas sociais inclusivas e sustentáveis.

Quebra pote O presidente da Comissão de Direito Animal da OAB SE, Emanuel Matias da Silva, condenou os maus tratos praticados contra uma gata, em Cumbe, durante a realização de uma antiga diversão folclórica conhecida como Quebra-Pote. Os promotores da festa colocaram dentro de um pote, um animal misturado com vários brindes, para que um brincante qualquer, em determinado momento, arrebentasse a vasilha com um taco de madeira jogando tudo, inclusive a pobre gata, no chão. “Essa é uma brincadeira de extremo mau gosto e configura crime contra os animais, principalmente gatos e cães. A OAB vai acompanhar a apuração e pedir a responsabilização dos responsáveis, na devida forma da lei” – disse com conhecimento e propriedade o doutor Emanuel Matias.

 Quebra pote II A posição firme e coerente da Comissão de Direito Animal (CDA) da Ordem dos Advogados repercutiu positivamente na sociedade sergipana e noutros lugares do país. Embora reconhecendo a manifestação popular como tradição cultural, em vários municípios e estados do Nordeste, o advogado Emanuel Matias posicionou com clareza e firmeza a censura da OAB a programações que, como o Quebra-Pote, atentam contra a dignidade e a vida dos animais. Mais uma atitude jurídica, ética e moral da atual gestão da seccional de Sergipe que justifica sua reconhecida performance, dignifica a instituição e honra a própria história da OAB.

Areia Branca: Sousa pode ser a grata surpresa Em meio a uma candidatura desastrosa que representa a continuidade com o ex-prefeito Agripino e um ex-deputado estadual que é de outro município e não conhece profundamente Areia Branca, o ex-prefeito Sousa, vem se destacando nas redes sociais com uma enorme aceitação mostrando os feitos realizados como o forródromo e os festejos juninos de Paz e Amor que levaram o município a ser referência nacional. Além disso, está lembrando também do que fez em áreas importantes como saúde e educação. Com isso, o eleitorado começa a enxergar que não adianta trocar seis por meia dúzia.

Vereador Sargento Byron protocola solicitações para a Atalaia e o Jabotiana O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) mais duas proposituras a serem encaminhadas à Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). As indicações são solicitações de moradores da Atalaia e do bairro Jabotiana. “Uma das queixas dos moradores da Rua François Hoald é a urgência da poda das amendoeiras. A gente sabe o quanto essas árvores danificam a estrutura física de um local, mas também priorizamos o seu cultivo de forma correta”, pontuou o vereador.

Demanda Sobre a demanda da rua Agapito Silva, no Jabotiana, o parlamentar reforçou a necessidade de limpeza dos canteiros e das calçadas de passeio. “A região do Jabotiana tem crescido consideravelmente e tem mantido sua essência residencial, sem dúvidas, os serviços de limpeza se tornam ainda mais urgentes. Aproveito o espaço para registrar o quanto a Emsurb tem sido acessível às nossas solicitações , viabilizando diálogos e cronogramas, com resultados e eficiência para a população”, destacou Byron.

Contato direto O parlamentar ainda ressaltou que muitas solicitações chegam através de suas redes sociais, bem como direto em seu gabinete: “a gente tenta atuar em todos os cantos da nossa cidade, mas sabemos que é humanamente impossível estar presente diariamente em todas essas regiões, por isso a equipe dos vereadores está sempre à disposição e, em meu gabinete, não é diferente. Lá, a prioridade é sempre o contato direto com a população aracajuana”, concluiu.

INFONET

Em destaque

Elon Musk anuncia serviço gratuito da Starlink que todo celular poderá usar

Publicado em 19 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Musk dará gratuidade a todas as ligações de emer...

Mais visitadas