Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 15, 2023

Único erro de Lula foi ter criticado o dólar, a moeda que tem mais liquidez no mercado

 


Lula e Xi Jinping se encontraram de novo nesta sexta-feira

Matheus Leitão
Veja

Em viagem oficial para a China, o presidente Lula fez uma grande sinalização em prol da maior economia oriental do mundo, afirmando que se pergunta, todas as noites, por que todos os países são obrigados a fazer o seu comércio lastrado em dólar.

A fala de Lula, que contesta a ordem mundial, vem logo após o anúncio de um acordo firmado entre o Banco Central do Brasil e o Banco Central Chinês para realizarem transações comerciais em moedas locais.

QUESTÃO DE LIQUIDEZ – Realmente existe um movimento entre os países para aumentar o número de moedas com que se comercializa no mercado internacional. Mas essa não deveria ser uma preocupação para o presidente Lula ter frequentemente. Aí está um erro!

Na verdade, os países não são obrigados a usar o dólar em suas transações comerciais. Isso é feito pois a moeda americana possui mais liquidez no mercado, ou seja, é mais facilmente trocada, além de possuir maior circulação.

Recentemente, o governo chinês também conquistou uma declaração semelhante, emitida por Vladimir Putin, presidente da Rússia, também em uma viagem oficial pelo país. Ou seja, uma jogada política.

OBJETIVO DA CHINA – A exclusão do dólar de suas transações é um desejo da China e essas declarações de presidentes da Rússia e do Brasil reforçam esse movimento, principalmente junto aos países emergentes. O importante é saber o que de fato será melhor para o Brasil…

Vale ressaltar que a China é a maior parceira econômica do Brasil e que a relação com o país foi muito desgastada nos últimos anos por Jair Bolsonaro, principalmente após a pandemia de Covid-19.

Este novo grande afago de Lula em prol da economia chinesa veio acompanhado de 15 acordos entre os países e mais 20 acordos entre empresas e entes públicos.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A política externa é o forte de Lula, um dos governantes mais famosos do mundo e que conhece as regras do jogo. Um dia depois de reclamar do uso do dólar como moeda-padrão do comércio internacional, Lula avisou que “ninguém vai impedir o Brasil de estreitar sua relação com a China”. Sua aproximação à Xi Jinping é da maior importância, porque vai obrigar os Estados Unidos a serem mais generosos com seu maior parceiro no Hemisfério Sul. O importante é que o Brasil voltou ao tabuleiro no xadrez da política internacional. Agora, vamos aguardar as próximas jogadas. (C.N.)  

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas