A atuação do MPTO visa assegurar a qualidade do serviço de transporte escolar
Graves indícios de irregularidades nos veículos que estão sendo usados para o transporte escolar nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins e Tupirama, estão sendo apurados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Durante os dias 29 e 30, a promotora de Justiça substituta, Jeniffer Medrado Ribeiro Siqueira, esteve presente na inspeção realizada pelo órgão de trânsito em Pedro Afonso.
No decorrer dessa inspeção, foi constatado que vários ônibus da frota pública dos municípios em questão, não atendem aos requisitos mínimos de segurança e qualidade para trafegar nas estradas, colocando em risco a vida dos passageiros, que dependem do transporte público para se locomoverem.
Diversas irregularidades foram constatadas, tais como pneus e painéis estragados, para-choque quebrado, sem cintos de segurança e bancos de passageiros rasgados.
Os relatórios de inspeção apresentados pelo Detran indicam que vários veículos, sem condições adequadas de tráfego, estavam sendo utilizados diariamente para o transporte de estudantes nessas cidades.
A atuação do MPTO visa assegurar a qualidade do serviço de transporte escolar, por meio de uma investigação em andamento na 2ª Promotoria de Justiça de Pedro Afonso.
O Ministério Público está averiguando se os prefeitos das quatro cidades estão violando os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), nos quais se comprometeram a solucionar as irregularidades já identificadas.
Nota da redação deste Blog - Cada dia que passa fico convencido que a Colônia Jeremoabo é mesmo banda voou, terra abandonada, a lei existe porém é desrespeitada; os vereadores da oposição estão afônicos de tanto denunciar ônibus escolar inapropriados para trasporte de alunos, velhos, superlotados de alunos, com muitos motoristas sem treinamentos para transporte de alunos, com portas amarrdas de cordas, pneus carecas, ninguém fiscaliza nem tão pouco efetuam inspeção.
Diante de toda essa esculhambação ainda existem veículos e linhas fantasmasm ainda existe ônibus superlotados ingressando por rotas clandestinas para ludribiar a Polícia Rodoviária Federal.