Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, abril 05, 2023

Bolsonaro diz que não sabia das joias e põe a culpa no almirante Bento Albuquerque

Publicado em 5 de abril de 2023 por Tribuna da Internet

Bolsonaro

Bolsonaro nega que tenha tentado se apossar das joias, mas…

Bruno Tavares
TV Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em depoimento à Polícia Federal que ficou sabendo da existência das joias sauditas milionárias em dezembro de 2022, mais de um ano após elas terem chegado ao país. Bolsonaro disse ainda, segundo sua defesa, que não se lembra de quem o avisou da apreensão das joias pela Receita Federal.

O depoimento de Bolsonaro, na sede da PF em Brasília, durou cerca 3 horas. Ele foi chamado para falar sobre os três conjuntos de joias dados de presente pelo governo da Arábia Saudita a ele e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

CRIME DE PECULATO – O inquérito da PF apura se o ex-presidente cometeu o crime de peculato ao tentar ficar com as joias, em especial um conjunto, avaliado em R$ 16 milhões, que foi retido pela Receita Federal em outubro de 2021.

Peculato ocorre quando um funcionário público se apropria de dinheiro ou bens dos quais tem posse em razão de seu cargo. A pena varia de 2 a 12 anos de prisão, além do pagamento de multa.

O conjunto retido pela Receita estava na mochila de um assessor do Ministério de Minas e Energia, que voltava com uma comitiva da pasta de uma viagem oficial à Arábia Saudita, em outubro de 2021.

PARA MICHELLE – O assessor, Marcos Soeiro, tentou passar pela alfândega sem declarar as joias, o que é irregular. Na ocasião, o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que também estava na comitiva, disse que as joias eram para Michelle.

Nesta quarta-feira, além de Bolsonaro, prestaram depoimento outras nove pessoas, cinco delas em Brasília e quatro em São Paulo, todas na tarde desta quarta.

Desde que o caso veio à tona, Bolsonaro nega irregularidades e afirma que os objetos foram cadastrados no acervo da Presidência da República.

Ao desembarcar no Brasil na última semana, o ex-mandatário voltou a rebater as acusações de que queria esconder as joias. “Se eu quisesse camuflar, jamais descobririam isso aí”, disse.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Caramba! Se Bolsonaro disse que só soube das joias em dezembro de 2022, isso significa que está acusando diretamente o almirante Bento Albuquerque, então-ministro de Minas e Energia, de ter tentado ocultar o recebimento das joias, para se apossar delas, em benefício próprio. Bem, o ministro depôs semana passada e disse que desconhecia o conteúdo dos pacotes e que estes seriam para a União. Mas essa versão contrasta com a declaração que ele deu aos fiscais da Receita, em 26 de outubro de 2021, quando afirmou que as joias eram para Michelle Bolsonaro, mas a primeira-dama garante que nada sabia sobre as joias. Com toda certeza, é um festival de mentiras e logo saberemos quem está mentindo mais, para ganhar o troféu Piada do Ano. (C.N.)

Em destaque

Quaquá defende os irmãos Brazão e compra briga com Gleisi e Anielle

Publicado em 10 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Quaquá recebeu diversos membros da família Brazão...

Mais visitadas