Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, abril 11, 2023

ARTIGO - PROJETO EDUCAÇÃO CAVALAR GALOPA NO BRASIL

 





11 de abr | Jornal O Poder



Natanael Sarmento
Professor.
Dirigente do partido UP (Unidade Popular)

A educação da sociedade é questão política estratégica. Governantes do Brasil adotam o projeto “cavalar” na estratégia da dominação oligárquica do passado e do presente. Reduz gastos com educação e causa prejuízos incalculáveis ao país que permanece dependente, sem avançar na ciência e tecnologia, na democracia e na cidadania, modelar república de bananas.

É POLÍTICA
Estamos entre as 10 maiores e economias mundiais. E também nos piores indicadores das 10 distribuições de renda, desigualdades, deficiências do sistema educacional. Vergonhosos cem milhões de brasileiros na pobreza e apenas 17,7% com curso superior (IBGE), abaixo dos 36% do padrão internacional da OCDE.

ALÉM DA QUEDA O COICE
O que é ruim, piora muito com o malsinado “Novo Ensino Médio”. Frankenstein que retira do currículo da obrigatoriedade estudos da sociologia, história e filosofia. Os estrategistas dessa pedagogia da ferradura projetam formar futuras gerações sem os devidos conhecimento da sociedade -sociologia-, sem memória –história- e sem capacidade de reflexão lógica - filosofia. Dispensa comentários.



SACERDÓCIO NADA
Magistério não é sacerdócio. É trabalho de profissionais especializados. Fundamental para qualquer sociedade. Formar um professor demanda tempo, sacrifício, estudo, investimento, dedicação e compromisso. Sem professores, não existiriam médicos, juízes, engenheiros, dentistas, advogados, técnicos, cientistas, escritores...

VADE RETRO MAGISTER!
Desvalorizada e reduzida a vil mercadoria, a profissão perde toda aura reverencial e de respeito. O corpo de docentes encolhe e envelhece. Licenciaturas se esvaziam, presenciais e EAD com altas taxas de evasão: 1 para cada 3 alunos matriculados abandonam. O Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro explica tal abandono pelas condições de trabalho e esquece de completar a opereta dos salários pífios. O valor pago hora-aula (trabalho) a rivalizar com o quase nada. Obviamente, a carreira docente se decompõe e se degrada.

DÉFICIT ALARMANTE
A previsão para 2040 alarma: déficit de 235 mil professores, serão necessários 1,97 milhões docentes superiores. A quem interessa o caos do ensino? Oligarquias não temem milhões de pobres, temem milhões de pobres capazes de pensar. Estudar é ação libertária. Defender ensino de qualidade e valorização de professores é cívico bem diferente de desfiles de bandeirinhas regados com picanhas e salgadinhos de verbas de vacina.

Em destaque

Meta diz à AGU que fim da checagem só vale nos Estados Unidos

Publicado em 14 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Genildo (Arquivo Google) Deu na IstoÉ N...

Mais visitadas