Natanael Sarmento
Professor.
Dirigente do partido UP (Unidade Popular)
A educação da sociedade é questão política estratégica. Governantes do Brasil adotam o projeto “cavalar” na estratégia da dominação oligárquica do passado e do presente. Reduz gastos com educação e causa prejuízos incalculáveis ao país que permanece dependente, sem avançar na ciência e tecnologia, na democracia e na cidadania, modelar república de bananas.
É POLÍTICA
Estamos entre as 10 maiores e economias mundiais. E também nos piores indicadores das 10 distribuições de renda, desigualdades, deficiências do sistema educacional. Vergonhosos cem milhões de brasileiros na pobreza e apenas 17,7% com curso superior (IBGE), abaixo dos 36% do padrão internacional da OCDE.
ALÉM DA QUEDA O COICE
O que é ruim, piora muito com o malsinado “Novo Ensino Médio”. Frankenstein que retira do currículo da obrigatoriedade estudos da sociologia, história e filosofia. Os estrategistas dessa pedagogia da ferradura projetam formar futuras gerações sem os devidos conhecimento da sociedade -sociologia-, sem memória –história- e sem capacidade de reflexão lógica - filosofia. Dispensa comentários.
SACERDÓCIO NADA
Magistério não é sacerdócio. É trabalho de profissionais especializados. Fundamental para qualquer sociedade. Formar um professor demanda tempo, sacrifício, estudo, investimento, dedicação e compromisso. Sem professores, não existiriam médicos, juízes, engenheiros, dentistas, advogados, técnicos, cientistas, escritores...
VADE RETRO MAGISTER!
Desvalorizada e reduzida a vil mercadoria, a profissão perde toda aura reverencial e de respeito. O corpo de docentes encolhe e envelhece. Licenciaturas se esvaziam, presenciais e EAD com altas taxas de evasão: 1 para cada 3 alunos matriculados abandonam. O Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro explica tal abandono pelas condições de trabalho e esquece de completar a opereta dos salários pífios. O valor pago hora-aula (trabalho) a rivalizar com o quase nada. Obviamente, a carreira docente se decompõe e se degrada.
DÉFICIT ALARMANTE
A previsão para 2040 alarma: déficit de 235 mil professores, serão necessários 1,97 milhões docentes superiores. A quem interessa o caos do ensino? Oligarquias não temem milhões de pobres, temem milhões de pobres capazes de pensar. Estudar é ação libertária. Defender ensino de qualidade e valorização de professores é cívico bem diferente de desfiles de bandeirinhas regados com picanhas e salgadinhos de verbas de vacina.