Como está a guerra entre Rússia e Ucrânia? A BBC News Brasil resume aqui o momento atual do conflito iniciado no dia 24 de fevereiro, com a invasão da Ucrânia por tropas russas. Clique nos links destacados para se aprofundar nos temas.
A guerra chega ao seu 32º dia nesta segunda-feira (28/3) com a Ucrânia alertando para os perigos de novos corredores humanitários e com um apelo sobre a situação catastrófica na cidade de Mariupol. Novas negociações devem acontecer na Turquia esta semana.
A Ucrânia disse que não abrirá corredores humanitários de suas cidades na segunda-feira devido a alertas sobre possíveis agressões russas. Corredores foram criados para permitir que civis deixem algumas cidades cercadas por forças russas. O prefeito de Mariupol disse que a cidade sitiada por russos está à beira de uma catástrofe e precisa ser completamente evacuada.
O presidente Volodymyr Zelensky disse a jornalistas independentes russos que a Ucrânia está preparada para discutir a adoção de um status neutro como parte de um acordo de paz. Mas ele diz que esse termo teria que ser aprovado em um referendo.
Representantes de Rússia e Ucrânia se prepararam para mais uma rodada de negociações esta semana, a ser realizada na Turquia.
Desde o começo da guerra, a Rússia já avançou sobre parcelas significativas da Ucrânia próximas às suas fronteiras: no nordeste, leste e sudeste do da Ucrânia (veja no mapa). Mas a maior parte do país segue sob domínio ucraniano, o que inclui a capital Kiev. Analistas militares de países como o Reino Unido dizem que a invasão russa "estagnou em todas as frentes".
'Tanques russos seguem tentando avançar na Ucrânia, mas com dificuldade para capturar novas áreas'
BBC Brasil