Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 27, 2021

Documento alerta comunidade internacional sobre uso da PF para perseguir rivais de Bolsonaro

Organizada por deputado do Psol, carta é assinada por políticos e intelectuais estrangeiros

Redação

Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR

 

Após operação da Polícia Federal (PF) contra Ciro Gomes (PDT-CE), o deputado David Miranda (Psol-RJ) organizou um documento para alertar a comunidade internacional sobre a possibilidade do uso da instituição para perseguir adversários do presidente Jair Bolsonaro (PL).

À coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o parlamentar explicou que a ideia do texto é pedir a políticos e intelectuais estrangeiros “amigos do Brasil e defensores da liberdade política” que redobrem a vigilância sobre Bolsonaro, para que ele não use o cargo para atacar a oposição, como avalia ter ocorrido em 2018 com a prisão do ex-presidente Lula antes das eleições.

Dentre os signatários do documento estão Jeremy Corbyn, ex-líder do Partido Trabalhista britânico; Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres; além dos norte-americanos Noam Chomsky, linguista e filósofo; Oliver Stone, cineasta; Alfred de Zayas, ex-especialista independente da ONU para a democracia; Ilhan Omar, congressista democrata; e Mark Weisbrot, do centro de estudos em política econômica de Washington.

Na carta, David Miranda relata a recente operação contra o pré-candidato Ciro Gomes, sob acusação de supostas irregularidades em obras públicas entre 2010 e 2013, quando ele já não era deputado. “Os amigos do Brasil pelo mundo precisam se manifestar sobre o uso descarado da PF para intimidação política no país”, diz ele.

“A Polícia Federal, controlada por Bolsonaro e com facções fiéis a Sergio Moro, juiz corrupto que prendeu Lula e concorrerá à Presidência, será usada para intimidar oponentes do presidente”, acrescentou Miranda.

À coluna, Ciro afirmou ter certeza de que a operação foi “ordem de Bolsonaro, tal a violência e arbitrariedade”.

https://bahia.ba/ 

Em destaque

Justiça suspende decreto que restringe cidadania por nascimento nos EUA

Publicado em 23 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juiz disse que nunca tive visto um decreto tão il...

Mais visitadas