Compartilharem 30 dez, 2021 15:40
A Prefeitura de Aracaju iniciará a aplicação da vacina da Pfizer na população que foi vacinada com a dose única Janssen, dentro da campanha de imunização contra a covid-19. A medida tem como finalidade garantir que as 8.456 pessoas, que se vacinaram com o imunizante e ainda não tomaram a segunda dose, possam receber o reforço. Neste sentido, os cidadãos que fazem parte deste grupo poderão se dirigir a uma das 44 Unidades Básicas de Saúde, a partir de 3 de janeiro, para se vacinar. Nesta nova etapa, a administração municipal também dará início a aplicação da 2ª dose de reforço nos imunocomprometidos, acima de 18 anos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que a gestão municipal tem tomado todas as medidas necessárias para proteger os aracajuanos da covid-19. Ele ressaltou que, diante da falta de previsibilidade do governo federal no envio de novas doses da vacina Janssen, a gestão municipal decidiu pela aplicação do imunizante da Pfizer para assegurar a proteção das pessoas que receberam a dose única.
“Iniciaremos 2022 com novidades na vacinação contra o novo coronavírus. Para quem recebeu a dose única da Janssen, passados quatro meses, elas já poderão receber uma nova dose da Pfizer. E para aquele grupo de pessoas imunossuprimidas que já receberam uma terceira dose, nós aplicaremos uma quarta dose. É todo o esforço da gestão para vencer a covid-19”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Reforço Janssen
Para a dose de reforço nas pessoas que receberam a dose única da Janssen, a vacina será disponibilizada nas 44 Unidades Básicas de Saúde da capital, das quais 40 funcionarão de 8h às 16h. Nas outras quatro UBS’s, a imunização ocorrerá em horário estendido, até 18h. São elas: UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo); UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); e UBS Francisco Fonseca (18 do Forte). A vacinação também será ofertada no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.
2ª dose de reforço imunocomprometidos
Já a aplicação da 2ª dose de reforço (ou quarta dose), nos aracajuanos imunocomprometidos, acima de 18 anos, será realizada com base na Nota Técnica nº 65/2021, emitida pelo Ministério da Saúde no último dia 20 de dezembro. Pelo documento, a aplicação de uma nova dose de reforço neste grupo prioritário deve ser administrada quatro meses após a 1ª dose de reforço.
Fazem parte do grupo pessoas com imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH); pessoas vivendo com HIV/Aids; em uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; com doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Vacinação Itinerante
A Prefeitura também dará início a uma nova estratégia na Vacinação Itinerante para alcançar as pessoas que ainda não receberam a segunda dose ou a dose de reforço. A Secretaria Municipal da Saúde identificou os bairros onde há maior número de faltosos. Os bairros Santa Maria, Centro, Santos Dumont, Farolândia e São Conrado lideram, entre as localidades onde há maior número de pessoas que ainda não receberam a segunda dose. No Santa Maria, por exemplo, cerca de 5 mil pessoas não concluíram o esquema vacinal.
Já sobre o comparecimento das pessoas para a dose de reforço, o Centro com o maior número de faltosos. São 9.217 pessoas que já podem receber a terceira dose e ainda não foram às unidades básicas de saúde. Os bairros Farolândia (4.097 pessoas), Jabotiana (3.460), São Conrado (3.118) e Luzia (2.404) completam a lista das localidades com maior número de abstinência quanto à dose de reforço. “Nosso carro da vacina passará pelas ruas desses bairros chamando às pessoas para se vacinarem. Iremos de porta em porta e o carro estará ali para vacinar a pessoa”, explicou o prefeito.
Fonte: PMA
INFONET