Publicado em 27 de setembro de 2021 por Tribuna da Internet
Eliane Cantanhêde
Estadão
O senador Tasso Jereissati (CE) vai abrir mão de disputar as prévias do PSDB em favor do governador gaúcho Eduardo Leite, que tem como principal adversário João Doria (SP).
O anúncio está previsto para esta terça, 28, às 15h, no Congresso, com a presença de Leite. Logo, será um bom termômetro do posicionamento das bancadas tucanas no Senado e na Câmara.
NEGOCIAÇÕES – Tasso e Leite vinham discutindo a possível aliança desde agosto, como mostrou o Estadão. As prévias tucanas estão marcadas para 21 de novembro.
No mês passado, Doria afirmou em entrevista ao programa Roda Viva que Tasso já tinha abandonado a disputa interna do partido. Diante da má repercussão dentro do partido, o governador paulista recuou dessa declaração e pediu desculpas.
“Quem achava que seria um passeio para Doria, errou feio”, afirmou à coluna o ex-senador Cássio Cunha Lima (PB).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O senador Tasso Jereissati, muito experiente, sabe que não tem chance e não quer queimar sua imagem dentro do partido. Por isso, nem fez campanha interna, simplesmente apresentou seu nome e deixou rolar. O colunista Lauro Jardim, de O Globo, já adiantara que, se Tasso Jereissati assumisse seu apoio a Eduardo Leite nas prévias do PSDB, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, deverá fazer o mesmo movimento (ou seja, abrir mão de sua candidatura), mas em direção a João Doria. O anúncio oficial de Virgílio, porém, ficará para novembro, quando as prévias serão realizadas. Pessoalmente, o editor da TI acha negativa a candidatura de Doria à Presidência, porque pode prejudicar a terceira via. Melhor seria se disputasse a reeleição em São Paulo e deixasse o sonho presidencial para depois. Doria não percebe que a vitória da terceira via é fundamental para o país e está acima de vaidades pessoais. (C.N.)