
Ministra Maria Elizabeth Rocha comanda as articulações
Julia Duailibi
G1 Brasília
O governo editará uma portaria conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Justiça para autorizar a concessão de asilo político e vistos humanitários aos cidadãos afegãos, priorizando mulheres e meninas.
A informação foi dada ao blog pela ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM), que conversou com o presidente Bolsonaro nesta sexta-feira.
AUXÍLIO A JUÍZAS – A ministra está articulando, com o auxílio do presidente do STM, Luiz Carlos Gomes Mattos, e de Amini Haddad, da IAWJ (Associação Internacional de Juízas Mulheres), o socorro a juízas afegãs –há cerca de 270 delas no Afeganistão.
De acordo com a ministra, a portaria priorizará mulheres e meninas. Elas terão de solicitar o asilo. Para isso, diz a ministra, teriam de chegar ao Paquistão ou então apostar na criação de um corretor humanitário, como fizeram no Kosovo, auxiliado pela Cruz Vermelha. “A minha expectativa é que IAWJ consiga localizar as magistradas e levá-las até o Paquistão. Neste sentido, a criação de um corredor humanitário poderia conduzi-las com segurança para fora do Afeganistão”, disse ao blog Maria Elizabeth Rocha.
O governo afirmou que fará um “pente fino” nos pedidos, principalmente nos que forem feitos por homens. O temor do presidente é o de que haja infiltração terrorista.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Uma medida acertada, necessária e oportuna. O Brasil tem uma longa tradição de ajuda humanitária a refugiados a imigrantes. Embora ainda exista racismo e preconceitos entre nós, a verdade é que o Brasil se tornou o país mais miscigenado do mundo, o que significa uma grande honra para nosso povo. (C.N.)