Publicado em 2 de maio de 2021 por Tribuna da Internet
Gerson Camarotti
G1
Independentemente da polêmica causada com a revelação de que requerimentos apresentados à CPI da Covid foram produzidos pelo Palácio do Planalto, integrantes da comissão avaliam que o conteúdo dos pedidos reforça a tese de uma ação negacionista do presidente Jair Bolsonaro na condução da pandemia.
Como revelou o jornal “O Globo”, os documentos pedem a convocação de cinco especialistas vinculados a teses defendidas pelo governo federal em relação à pandemia, como a médica Nise Yamaguchi, defensora do uso da cloroquina, medicamento comprovadamente ineficaz contra a Covid-19.
“PROVA DO CRIME” – “Esses requerimentos já são a prova do crime. Eles antecipam onde a CPI quer chegar: numa ação intencional do governo Bolsonaro para produzir uma imunidade de rebanho forçada acentuando esse morticínio no país”, disse ao blog um senador que integra a CPI.
Entre os documentos, está o que pede a convocação do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, considerado um dos exemplos mais citados por Bolsonaro para justificar sua postura na pandemia. O presidente chegou a visitar a cidade no início do mês. Os requerimentos não foram votados na última sessão da CPI.