Publicado em 22 de março de 2021 por Tribuna da Internet
Ingrid Soares
Correio Braziliense
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (22/3) que o Brasil “vem dando certo” e é exemplo para outras nações em meio à pandemia de covid-19. A declaração ocorreu em discurso durante solenidade na qual anunciou investimentos de empresas para o financiamento da revitalização de bacias hidrográficas do país pelo programa Águas Brasileiras.
Tanto o chefe do Executivo quanto os ministros utilizaram máscaras. Bolsonaro, no entanto, retirou para discursar. Os demais, o fizeram com o equipamento de proteção.
“DANDO CERTO” – “Esse projeto que vem casado com nosso Congresso é muito bem-vindo. Junto com eles não há surpresa, mas a certeza de que os empresários viriam também. Temos vários deles aqui aos quais agradeço por acreditarem no Brasil e no nosso governo. Mais uma feliz iniciativa. Estamos dando certo apesar de um problema gravíssimo que enfrentamos desde o ano passado. Mas o Brasil vem dando exemplo, somos um dos poucos países que estão na vanguarda na busca de soluções”, alegou.
O mandatário ainda falou sobre as riquezas naturais do país. “Nós temos o privilégio de ter entre nós uma pessoa que a 400 km de altitude viu a terra: Marcos Pontes (astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações). Ele viu que em 70% do nosso planeta a superfície é de água. Não existe segurança alimentar sem recursos hídricos. Tereza (ministra da Agricultura) bem comprova isso. Até perguntaria para ela com quantos litros de água se faz um boi. Alguns milhares. Não basta querer criar ou plantar, tem que ter recursos hídricos para tal, e nós temos que preservar esse recurso. Tem que tratar com o devido carinho e respeito para que ele não nos falte. Afinal de contas, quem tem um país como o nosso?”, questionou.
“TUDO ISSO” – “Aqui, na América do Sul, a maior lagoa é a Lagoa dos Patos lá nos Pampas. Quem tem cinco bacias hidrográficas como o nosso Brasil? Quem pode falar no Velho Chico (rio São Francisco) que estamos agora ultimando águas para que água seja levada a todo o nosso querido Nordeste brasileiro? Nós temos tudo isso”, completou.
Na ocasião, Bolsonaro fez o plantio simbólico de sementes de ipê roxo nas bacias hidrográficas dos Rio São Francisco, Tocantins, Araguaia, Taquari e Paranaíba. Segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Regional, 10 empresas formalizaram parceria para financiar revitalização de bacias hidrográficas, como a Anglo American, Rumo Logística, Ambev, MRV Engenharia, Stone, Vale S.A, Engie Brasil, Bradesco, Caixa e JBS.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É inacreditável testemunhar a ignorância do ainda presidente que insiste em optar por uma política negacionista e que se torna responsável por milhares de mortes diariamente. Ele ratifica, a cada dia, que nada o comove, nem mesmo óbitos ou o sofrimento de famílias. Inclusive, já deixou claro que não entende tanto “chororô”. E, mais uma vez, fantasia dentro da sua narrativa genocida que o Brasil dá exemplo no combate à pandemia. Isso não é nem mais ideologia ou oposição de ideias, mas indicativo que Bolsonaro deve ser urgentemente afastado para o bem da sociedade. Um dos piores presidentes que a democracia atual já testemunhou. (Marcelo Copelli)