sábado, março 27, 2021

Sem vaga na UTI, morre o jornalista José Carlos Cataldi, defensor dos direitos humanos


Paulo Skaf - Bati um papo com o jornalista José Carlos...

Por ser diabético, Cataldi era do grupo de risco da Covid-19

Deu em O Globo

O jornalista, radialista e advogado José Carlos Cataldi faleceu na tarde de sexta-feira, aos 67 anos, por complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado em um pronto socorro de Pindamonhangaba, São Paulo, mas não conseguiu ser transferido para uma vaga de UTI na Santa Casa de Pindamonhangaba, que está superlotada. O jornalista era diabético e fazia parte do grupo de risco da doença.

Carioca, Cataldi foi um dos fundadores da rádio CBN. Trabalhou também como apresentador da TV Rio/Record; Rede Manchete, TV Educativa RJ (Programa Pensando em Você); e Comentarista jurídico da Rádio Justiça do STF. Recentemente, atuou como colunista do Jornal da Cidade, São José dos Campos Diário e Rede de TV Novo Tempo.

JORNALISTA E ADVOGADO – Aos 14 anos, já trabalhava em jornais de bairros. Depois, chefiou a reportagem na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de onde foi apresentador por 35 anos. Foi também redator e editor nas Rádios Tupi, Globo, Clube de Corumbá (MS) e Independente de Aquidauana (MS).

O jornalista formou-se em Advocacia pela Faculdade Metodista Bennett e fez Direito Canônico na Arquidiocese do Rio sob orientação da Universidade Gregoriana de Roma. Foi conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal. Atualmente ocupava uma cadeira no conselho da Subseção da OAB-RJ.

Ao longo de sua vida, foi reconhecido pelo trabalho no jornalismo e no Direito. Recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio e das Cidades do Rio, Niterói, Japeri, Paracambi e Taubaté . E foi detentor das Comendas Tiradentes; Pedro Ernesto; Zenóbio da Costa, e Grã Cruz do Mérito Judiciário. Agraciado em Pindamonhangaba com Moção por relevantes serviços.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Cataldi era um jornalista muito combativo. Após se formar em Direito, passou a apresentar programas no rádio e TV com temas de defesa do consumidor e defesa dos direitos humanos, tendo como companheiro o jurista Jorge Béja. Há alguns anos, Cataldi nos descobriu aqui na Tribuna da Internet, fez contato e chegou a escrever alguns matérias, mas depois parou de enviar seus artigos, por motivos de saúde. Era, também, muito amigo de Helio Fernandes. É mais um que nos deixa, mas um dia nos reencontraremos. (C.N.)

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas