Mensagem falsa altera vídeo de coletiva de imprensa com dublagem. Gravações originais veiculadas pela imprensa mostram que governador fala sobre medidas restritivas e não faz menção nenhuma a ações violentas.
Por Thaís Matos, G1
Nas redes sociais tem circulado um vídeo em que o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, diz que a polícia vai bater em quem descumprir o toque de recolher no estado. É #FAKE.
— Foto: G1
O vídeo viral utiliza a gravação de uma entrevista coletiva do governador, mas coloca uma dublagem por cima. Nela, o narrador diz que quem descumprir as medidas sanitárias vai levar "porrada da polícia" e "cusparada", além de outras medidas não convencionais. A manipulação se aproveita do fato de o governador utilizar uma máscara de proteção e a leitura labial ficar, assim, comprometida.
Além da linguagem chula, uma piada com a música "Caneta azul" encerra a fala, dando pistas da falsidade do vídeo.
A coletiva real foi dada no dia 25 de fevereiro, após uma reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) para avaliação do cenário epidemiológico de Sergipe. Vídeos da coletiva veiculados pela imprensa mostram o governador, na verdade, falando sobre novas medidas contra a Covid-19 no estado. Em nenhum momento ele se refere a ações violentas da polícia.
As falas do governador foram publicadas em jornais e sites de notícias, inclusive no G1. No vídeo original, Chagas diz que a testagem dos municípios próximos à divisa com o estado da Bahia serão aumentadas, apresenta o cronograma de vacinação do estado e anuncia nova reunião do comitê.
Além disso, a voz que aparece no vídeo falso é muito diferente da voz do governador, e fica claro que as expressões faciais não condizem com o que é dito na dublagem.
Toque de recolher no estado
Apesar de ter descartado o toque de recolher na época do vídeo, o governador adotou a medida no dia 15 de março. E, uma semana depois, prorrogou e ampliou o horário: agora, o toque de recolher passa a valer das 18h às 5h entre sexta e domingo, e das 20h às 5h nos outros dias da semana até 31 de março.
O estado enfrenta sobrecarga nos hospitais, com alta taxa de ocupação de leitos por pacientes com Covid-19. Sergipe está em estado de calamidade pública renovado pelo governo nesta sexta (26). Atualmente, o estado tem mais de 169 mil casos de infectados pelo coronavírus e mais de 3,3 mil mortes por Covid-19.
É #FAKE que governador de Sergipe disse que quem descumprir toque de recolher levará 'porrada da polícia' — Foto: G1