Posted on by Tribuna da Internet
Joe Biden já pode ser considerado presidente da matriz
Deu em O Globo
O candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu nesta sexta-feira a liderança na Pensilvânia e na Geórgia, ampliando seu favoritismo para assumir a Presidência dos Estados Unidos.
Caso a vitória de Biden se confirme na Pensilvânia, onde a apuração continua e os votos ainda não apurados são maciçamente favoráveis ao Partido Democrata, ele não precisará de nenhum outro estado para se tornar o 46o presidente dos EUA.
NAS PRÓXIMAS HORAS – A tendência é que o nome do novo presidente seja conhecido nas próximas horas, com a apuração ainda pendente também em Arizona, Nevada e Carolina do Norte. À exceção deste último estado, Biden é favorito para ganhar em todos os demais.
Diante da derrota iminente, o presidente Donald Trump fez, na noite de quinta, um discurso repleto de alegações falsas e chamou de “ilegais” os votos dados ao rival, sendo cortado ao vivo pelos principais canais de televisão na noite de quinta. O democrata, por sua vez, disse ter certeza de que vencerá quando todos os votos forem contados e pediu calma à população.
A campanha republicana anunciou ter entrado com ações judiciais para suspender a contagem em Michigan, Geórgia, Nevada e Pensilvânia, além de recontagem em Wisconsin, mas dois de seus pedidos já foram rejeitados pela Justiça. À noite, se somou mais um processo, na Filadélfia, também derrotado.
HÁ CONTROVÉRSIAS – Na quinta-feira, o resultado do Arizona, que permitiria Biden alcançar 264 delegados no Colégio Eleitoral, contra 214 de Trump, voltou a ser incerto. A CNN e o New York Times consideravam que ainda é cedo para cravar a vitória do democrata no estado, considerado definido por Associated Press e Fox News. Sem o Arizona, Biden tem 253 votos assegurados, e Trump 214. Para vencer, são necessários 270.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, fim de papo. Joe Biden, se sobreviver a tanta emoção, já pode se considerar presidente da nossa matriz USA. O choro é livre, o jus sperniandi, também, mas agora ninguém tira a vitória desse democrata das antigas. Quem está em euforia total é a senadora californiana Kamala Harris, de apenas 55 anos, que tem toda pinta de que será a primeira mulher a presidir os Estados Unidos, não somente pela idade avançada de Biden, mas também por talento próprio. Kamala será uma vice atuante e com grande futuro político. (C.N.)