Camila Mattoso
Folha
O presidente norte-americano Donald Trump compartilhou no Twitter uma entrevista do bolsonarista Allan dos Santos, um dos investigados pelo STF no inquérito das fake news, sobre fraude nas eleições norte-americanas. Santos deixou o Brasil em julho e passou a morar nos Estados Unidos.
Um dos responsáveis pelo site bolsonarista Terça Livre e alvo de ao menos duas operações de busca e apreensão da Polícia Federal ordenadas pelo Supremo, ele participou de programa do canal de TV a cabo chamado One America News Network, pró-Trump.
FRAUDES – Allan tem dito que identificou fraudes na recente eleição norte-americana que deu a vitória para o democrata Joe Biden contra Trump, de quem é um defensor. No entanto, no programa não apresentou qualquer prova concreta e se restringiu a reproduzir teorias frágeis de manipulação das eleições que têm sido disseminadas por apoiadores do presidente norte-americano.
Autoridades eleitorais dos Estados Unidos têm dito que a disputa foi a mais segura da história.O Twitter colocou na publicação de Trump um alerta de desinformação que diz que a acusação de fraude ali contida é contestada.Também repetindo senda aberta por Giuliani e outros trumpistas, Allan atacou a empresa Dominion, responsável pelos softwares de máquinas de contagem de votos.
O próprio Trump já fez críticas à empresa, acusando-a de ter computado milhões de votos a menos para ele. A Dominion publicou uma declaração em conjunto com departamento de segurança dos EUA afirmando não existir qualquer evidência de que qualquer sistema de votação tenha deletado, perdido ou mudado votos nas eleições norte-americanas de 2020.