Nota da redação deste Blog - Para alertar a respeito do perigo a que está submetida a população de Jeremoabo, transcrevo a seguinte matéria:
O novo coronavírus e o perigo dos esgotos em Petrolina
O novo coronavírus (Covid-19) vem mostrando todas as suas facetas inusitadas e assustadoras desde o início da pandemia que chegou ao país. Além do comportamento distinto de um paciente para outro, a doença agora passa a ser analisadas sob outro aspecto.
Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) já iniciaram um estudo para averiguar uma provável contaminação da Covid-19 pelo esgoto e até pelo ar. Em Belo Horizonte (MG), a Agência Nacional das Águas juntou a outros órgãos e instituições com esse mesmo intuito.
Petrolina, com uma população estimada de 350 mil habitantes, também poderia abraçar essa pesquisa. Afinal de contas, o esgotamento sanitário da cidade é um dos maiores alvos de críticas dos comunitários em vários bairros. Se já existe comprovação de que o vírus pode mesmo estar presente em ambientes como esses, então o temor não ficará restrito apenas à Capital do Sertão.