Posted on by Tribuna da Internet

Ramos minimizou e disse que Bolsonaro ameaçou Heleno de demissão
Aguirre Talento e Bela Megale
O Globo
O Globo
Em depoimento prestado nesta terça-feira, dia 12, o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) apresentou novas informações sobre a reunião gravada em vídeo no último dia 22 de abril e disse que o presidente Jair Bolsonaro ameaçou “interferir em todos os ministérios” para melhorar a qualidade dos relatórios de inteligência recebidos por ele.
Ramos ainda afirmou que, na referida reunião, Bolsonaro não se referiu à troca do superintendente da Polícia Federal no Rio, mas sim sugeriu que trocaria o chefe da sua segurança pessoal — versão repetida pelos outros dois ministros ouvidos nesta terça-feira e também pelo presidente.
RELATÓRIOS – “Nessa reunião, o presidente Jair Bolsonaro se manifestou de forma contundente sobre a qualidade dos relatórios de inteligência produzidos pela Abin, Forças Armadas, Polícia Federal, entre outros, e acrescentou que para melhorar a qualidade dos relatórios, na condição de presidente da República, iria interferir em todos os ministérios para obter melhores resultados de cada ministro”, diz o depoimento de Ramos.
Ramos afirmou ainda que Bolsonaro não direcionou a ameaça de demissão ao então ministro da Justiça Sergio Moro, mas sim ao ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.
TROCA DE MINISTRO – Segundo ele, Bolsonaro citou “a título de exemplo, se ele não estivesse satisfeito com sua segurança pessoal realizada no Rio de Janeiro, ele trocaria inicialmente o chefe da segurança e, não resolvendo, trocaria o ministro, e nesse momento olhou em direção ao ministro Heleno”.
Em seu depoimento, Ramos disse que Moro pode ter tido “interpretação equivocada” sobre o teor da declaração de Bolsonaro na reunião.