segunda-feira, maio 18, 2020

Ex-ministros da Defesa dizem que Forças Armadas respeitam a democracia. E daí?

Posted on 

A Democracia em Rousseau :: Sabedoria PolíticaPor G1 — Brasília
Um grupo de seis ex-ministros da Defesa divulgou neste domingo (17) uma nota em que reafirmam o compromisso das Forças Armadas com a democracia. No documento, eles ressaltam que “qualquer apelo e estímulo às instituições armadas para a quebra da legalidade democrática – oriundos de grupos desorientados – merecem a mais veemente condenação”.
Eles assinalam, ainda, “não pairar dúvidas acerca dos compromissos” das Forças Armadas, previstos na Constituição Federal, “com os princípios democráticos”. A nota é assinada por Aldo Rebelo, Celso Amorim, Jaques Wagner, José Viegas Filho, Nelson Jobim e Raul Jungmann.
NOVA MANIFESTAÇÃO – Pela manhã, neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro e pelo menos 11 ministros recepcionaram uma manifestação pró-governo realizada em Brasília. Aos manifestantes, Bolsonaro pediu que não usassem palavras de ordem antidemocráticas, como em atos anteriores.
Embora o presidente possa não ter avistado, havia faixas com dizeres “Fora Congresso” e “Fora STF”. Também havia faixas de protesto contra os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e ministros do Supremo Tribunal Federal.
No início do mês, Bolsonaro havia participado de mais um ato a favor do governo e de medidas antidemocráticas. Na ocasião, manifestantes pediram intervenção militar e fizeram críticas aos Poderes Legislativo e Judiciário.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –  A nota não fede nem cheira, como se diz no interior. O importante não é o que pensa esse grupo de ex-ministros, todos eles civis. Também não importa a posição do atual ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, que há alguns dias também emitiu uma nota oficial sobre democracia. O que verdadeiramente importa é a posição do Estado-Maior do Exército. O resto é silêncio, como diria Érico Veríssimo. (C.N.)

Em destaque

Com volta do recesso, oito bancadas da Câmara ainda não definiram seus líderes

Publicado em 1 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lideranças serão definidas no próximo mês Victor...

Mais visitadas