Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, março 02, 2019

Recuo de Sergio Moro desgasta a imagem de superministro da Justiça


Resultado de imagem para moro
O ministro Sérgio Moro deu uma mancada desclassificante
Frederico VasconcelosFolha
Ao revogar a nomeação de Ilona Szabó de Carvalho como suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, por pressão do presidente Jair Bolsonaro, Sergio Moro contribuiu para esvaziar a imagem de superministro criada quando o ex-juiz da Lava Jato decidiu abandonar a toga. Os choques políticos eram previstos. O que não se imaginava era esse desgaste ainda no início da gestão.
Gilson Dipp, ex-corregedor nacional de Justiça, previu em dezembro, em reportagem na Folha: “É preciso que Moro se cerque de pessoas competentes. Ele exercerá um cargo eminentemente político. Vai conviver com pares altamente comprometidos, enfrentar pressões, e não tem o comando da situação”. As pressões políticas confirmaram a antevisão de Dipp.
COMPETÊNCIA – Ilona Szabó é uma pessoa competente, o que foi reconhecido por Moro ao convidá-la, e, depois, ao revogar a nomeação. Ela é especialista em segurança pública, tem mestrado pela Universidade de Uppsala, na Suécia. É cofundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé, que produz pesquisas sobre segurança, justiça e desenvolvimento, além de colunista da Folha.
Reportagem de Paulo Saldaña e Gustavo Uribe, da Folha, revela que militantes passaram a atacar Moro nas redes sociais, lembrando as divergências de Szabó em relação ao governo em temas como armamento e política de drogas, além do fato de ela ter se posicionado contra a candidatura de Bolsonaro.
Ainda segundo os jornalistas, “Moro tentou convencer insistentemente o presidente de que a especialista era um bom nome e que questões ideológicas não iriam interferir”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Sinceramente, Moro foi de uma ingenuidade constrangedora. Parece viver em outro mundo. Como se passou pela cabeça nomear uma oposicionista para integrar uma comissão do governo? É realmente incabível, Bolsonaro vetou com razão. Era uma nomeação maluca. (C.N.)

Em destaque

Afinal, por que Costa Neto foi indiciado no inquérito do golpe?

Publicado em 29 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email De repente, Costa Neto virou um tremendo conspir...

Mais visitadas