Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, março 16, 2019

Conheça o Socialismo Espírita, que é uma instigante vertente do Cristianismo


Imagem relacionadaAntonio Rocha  (Charge do Peters  / Arquivo Google)
O Socialismo Espírita, democrático, saúda o povo e pede passagem. Tem como base o livro “Socialismo e Espiritismo”, do filósofo francês Léon Denis (1846-1927), maçom, amigo do conhecido pedagogo e escritor Allan Kardec, o chamado codificador do Espiritismo que os praticantes chamam de Terceira Revelação: a primeira com Moisés; a segunda com Jesus Cristo e a terceira com o Espírito Santo, o Consolador, uma entidade muito elevada espiritualmente que inspirou Kardec em seus vários livros e revistas que deixou.
O Socialismo Espírita aproxima-se do socialismo dos países nórdicos europeus, também conhecidos como Social Democracia. Um de seus teóricos foi o francês Jean Jaurés (1859-1914), jornalista e deputado, um dos fundadores do Partido Socialista Francês.
“L’HUMANITÉ” – Jaurés criou, em 1904, o jornal “L’Humanité”, que existe até hoje. Seu socialismo é aberto e humanista, mas, infelizmente, o político e jornalista morreu assassinado.
A primeira edição do citado livro no Brasil foi em 1982 editora espírita O Clarim, com prefácio do jornalista e então deputado federal Freitas Nobre, líder do chamado MDB autêntico. Aliás, foi Freitas Nobre que fundou o mensário paulista Folha Espírita, de circulação nacional e que também existe até hoje.
Em seu texto, o deputado Nobre escreveu: “Vale observar, ainda, de início, que o trabalho de Leon Denis sobre “Socialismo e Espiritismo” foi redigido quando ainda não se conheciam os principais experimentos políticos originados com as teorias de Engels, Marx e Lenine, nem as distorções de conceitos e mesmo de conteúdo.
DISSE FREITAS NOBRE – “Mas, o primeiro destaque deve ser dado às diversificações do Socialismo, pois, deformado em sua análise e aplicação, tem servido de cobertura para estruturas de Estado que não correspondem à sua realidade doutrinária”, escreveu Freitas Nobre, acrescentando:
“O Cristianismo tem sua base nos princípios socialistas, relativamente à forma de organização da sociedade. E Allan Kardec, em “Obras Póstumas”, no estudo “As Aristocracias”, analisa o processo de socialização do Poder, em perfeita consonância com o que consta do primeiro capítulo de seu livro “A Gênese”, e reproduz esta confissão tão próxima de Marx: “Infelizmente, as religiões têm sido instrumentos de dominação” (págs.11 e 12).
Penso que está na hora de os editores brasileiros publicarem livros sobre o profícuo jornalista e escritor francês socialista democrático Jean Jaurés.
Voltaremos ao tema. Saudações Socialistas Espiritualistas Democráticas!

Em destaque

Mauro Cid depõe e diz nada saber sobre plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Publicado em 19 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Cid prestou depoimento e corre o risco de perder...

Mais visitadas