Sobre a cabeça da figura de Cristo há uma coroa dourada de três metros de altura, supostamente para simbolizar os três anos do ministério de Cristo na terra
21/11/2010 | 17:43 | ReutersCerca de 15 mil peregrinos cristãos e turistas visitaram a cidade de Swiebodzin, no oeste da Polônia, neste domingo (21) para a inauguração de um monumento descrito como a estátua de Jesus mais alta do mundo.
Estações de TV polonesas mostraram multidões de fiéis fazendo procissão, carregando faixas religiosas e cartazes proclamando "Cristo, o Rei do Universo".
"Este monumento é um sinal visível da fé em Cristo", disse o bispo Stefan Regmunt, que abençoou a estátua em cerimônia presidida pelo cardeal Henryk Gulbinowicz.
Idealizada pelo padre católico aposentado Sylwester Zawadzki, nascido na cidade, a estátua tem 33 metros de altura -- segundo o padre, para simbolizar os 33 anos que Jesus viveu na terra.
Ela é três metros mais alta que a estátua do Cristo Redentor erguida sobre uma montanha no Rio de Janeiro.
Sobre a cabeça da figura de Cristo há uma coroa dourada de três metros de altura, supostamente para simbolizar os três anos do ministério de Cristo na terra. Ela eleva a altura total do monumento a 36 metros.
"Cristo Rei vai saudar as pessoas que visitam a Polônia católica", disse o padre Zawadzki, de 78 anos, falando de sua criação, erguida sobre um monte artificial de 16 metros. "O monumento foi erguido para cumprir uma missão religiosa, e não como atração."
Mas turistas vêm chegando da Alemanha para tirar fotos do monumento, situado a 90 quilômetros da fronteira alemã, informou o canal de notícias TVN24.
Construída de fibra de vidro e gesso, com braços abertos, a estátua foi inteiramente financiada por doações de fiéis da paróquia e outros defensores do projeto.
Fonte: Gazeta do Povo