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segunda-feira, novembro 29, 2010

Empresas aéreas na disputa por clientes


Publicada: 29/11/2010 07:46| Atualizada: 29/11/2010 07:38

Maria Rocha

Quer comprar mais barato? Fique atento à Internet. Lá é possível encontrar de tudo e com valores absurdamente mais baixos do que em qualquer outro lugar. Quem diria que seria possível encontrar, por exemplo, passagem aérea por ínfimos R$ 9. Parece até piada, mas é isso mesmo, uma companhia aérea lançou alguns trechos por menos de R$ 10, com partida de Salvador ou de qualquer outro lugar.

A promoção lançada há cerca de um mês é válida até final de março, mas tem algumas restrições, como: “Compra feita apenas pela internet, a quantidade de acentos é limitada, portanto, tem que ser rápido no teclado, e não pode ser utilizada entre os dias 30/31 de dezembro, 02/03 de janeiro e no período do Carnaval”, disse uma atendente da loja instalada no Aeroporto Internacional de Salvador.

De todas as companhias que também oferecem promoções atraentes, a Gol (companhia que também lança em determinadas épocas do ano tarifas muito em conta, cobra em alguns trechos R$ 79), a Webjet é a mais audaciosa em ofertar irresistíveis R$ 9. “Não conheço Ribeirão Preto, e nunca me interessei em conhecer, mas por esse valor vale a pena.

Não custa nada”, comentou a professora aposentada Lúcia de Albuquerque. Compradora assídua da internet, logo quando viu a promoção entrou em contato com as amigas e em poucos instantes, três delas toparam conhecer o destino escolhido pela promoção do momento.

A Webjet, companhia aérea autora da iniciativa, empresa que tem a proposta de transformar passageiros em clientes, lança com frequência promoções cada vez mais baixas. Outro atrativo da empresa é a oferta de hospedagens também abaixo do trabalhado no mercado. No slogan da companhia que disponibiliza boeings 737 300 para fazer o deslocamento de passageiros confirma a proposta “Só porque você economizou na passagem, não precisa gastar tudo na hospedagem”.

Overbooking

As regras determinadas pela companhia são óbvias, evitar que o aumento natural de passageiros nas datas das festas de final do ano – estimada em 20% – seja incrementado ainda mais com os pacotes promocionais. O transtorno vivenciado pelos usuários do serviço foi tanto em anos anteriores, que a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) proibiu o overbooking (venda de passagem acima da quantidade disponibilizada pela companhia aérea) entre 17 de dezembro e 03 de janeiro.

A venda de passagens acima do que realmente existe, com uma fiscalização rigorosa pode até ser evitado, mas a movimentação característica nos meses de dezembro e março, com certeza será impossível impedir que ocorra o caos rotineiro nos terminais.

Muitos deles com a mesma estrutura há anos. A própria agência fiscalizadora admitiu recentemente que mesmo com a proibição de overbooking e contratações extras de funcionários para o período, o índice de atraso deve girar em torno de 18%.

Fonte: Tribuna da Bahia

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