Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, agosto 01, 2010

ARRANCADA ELEITORAL

Em Paulo Afonso os eventos realizados por Luiz de Deus, candidato a deputado federal, e Raimundo Caíres, candidato a deputado estadual, marcaram a arrancada eleitoral a nível local.

O lançamento das candidaturas dos Negromontes, Mário para federal e Mário Júnior para estadual, ocorrerá no próximo dia 05, no CPA. Leio em site local de uma reunião no dia de hoje de Paulo Rangel com mais Zé Ivaldo, Regivaldo Coriolano, Celso Miranda e França, este, ex-prefeito de Santa Brígida. O lançamento de sua candidatura ainda acontecerá.

Paulo Rangel, por quem tenho muita estima, em Paulo Afonso revela um grave problema. Ninguém sabe quando ele virá e logicamente o que acontecerá quando de sua presença. Parece que há um raciocínio equivocado de que sendo ele líder do PT na Câmara, amigo pessoal do governador Jaques Wagner e que sua eleição independe de Paulo Afonso por força de sua performance em 2006, será melhor fechá-lo em copas. Pelo que li no noticiasdosertao o apoio de algumas lideranças de oposição sinaliza a possibilidade de uma candidatura progressista em 2010. Pelo que conversei em algumas oportunidades com Paulo, sua pretensão futura dependerá de para a cidade e buscar alargar sua base política.

Com a candidatura de Luís de Deus a deputado federal houve uma mudança profunda no quadro político local. Com sua candidatura a deputado estadual haveria em embate direto com a candidatura de Raimundo Caíres, e agora, com sua saída para federal, Raimundo se revela o mais beneficiado e a projeção é de uma votação expressiva para ele aqui. Quem pretender se beneficiar da retirada da candidatura de Luís para federal terá que correr para se aproveitar dos votos do que chamo da “periferia de Luís”, que são os eleitores que votaram com ele nas eleições anteriores e que não são de sua linha de frente.

Pelo que se estima, a partir de agora, temos para 2012 o grupo político da situação que tem Anilton, embora até agora no feijão com arroz e sem um projeto de desenvolvimento para Paulo Afonso, com alto índice de aprovação popular, Raimundo Caíres, que se assentou como expressiva liderança local, Mário Negromonte com sua candidatura e de seu filho, e mais o chamado projeto progressista, apoiado na candidatura de Paulo Rangel, o que vale dizer, em tese, teremos 04 candidaturas a prefeito de Paulo Afonso em 2010.

Política não é como matemática que 2 mais 2 são quatro, mesmo os números revelem tendências. Em 2004, Raimundo Caíres (PDT com as forças oposicionistas) se elegeu para um eleitorado dividido. Ele obteve 22.462 votos (46,48%), contra 20.402 de Wilson (42,21%).

Nas eleições seguintes para deputado estadual Luís de Deus recebeu 19.367 votos (com uma votação total no Estado de 39.686), o que manteve o grupo coeso, dado revelador, já que para deputado há uma pulverização de candidaturas. Nas últimas eleições municipais Anilton (DEM) foi eleito com 26.508 votos (50,79) contra 23.261 (44,57%) de Raimundo Caires (PDT), margem apertada). Maninho (PT) recebeu 1.087 (2,8%) e Val (PP) obteve 856 (1,64%). Somados os votos de Raimundo, Maninho e Val o resultado é 25.204.

A meta de cada grupo além da eleição de seus candidatos será ampliar a sua base política para ganhar força em 2012. Até agora não há nada de novo no reino da Dinamarca e tudo continua como era “dante no quartel de Abrantes”.

Vamos esperar o resultado das apurações. Com a votação recebida por Luís para deputado estadual em 2006, acredito que sua reeleição ficaria comprometida. Já quanto a sua candidatura para deputado federal é um risco calculado e dependerá em muito da transferência de votos de Aleluia que concorre ao Senado e que tem uma eleição muito difícil.

Saindo das picuinhas políticas, a bem de Paulo Afonso, seria muito importante a eleição de Luís e Mário para a Câmara Federal, sem esquecer Emiliano José já votado em verias oportunidades e também vinculado a Paulo Afonso, Raimundo Caíres, Mário Júnior e Paulo Rangel para a Assembléia Legislativa.

Tenho para mim que a tendência é de reeleição de Jaques Wagner e o foco estará voltado para as eleições ao Senado e para os deputados federais e estaduais. Para o Senado a briga estará entre Lídice da Mata, minha preferida, Walter Pinheiro e César Borges, já que a tendência do DEM é definhar nas próximas eleições. As candidaturas a Câmara Federal e a Assembléia legislativa serão importantes em razão de nossa briga caseira (no sentido figurado).

Quanto ao desempenho dos demais candidatos vinculados diretamente a Paulo Afonso, de futuro, farei uma análise da repercussão em relação ao todo.

PÃO E CIRCO. Em junho foram os festejos de São João e São Pedro (do BTN) somados a Copa do Mundo. Os eventos continuaram com exibição de cantores e grupos musicais emendando com a Copa Vela do próximo fim de semana. Gonzaguinha em letra magnífica escreveu “Viver e não ter a vergonha de se feliz” (O que é, O que é?). Parece que ficamos com Caetano Veloso Panis et Circencise” (disco Tropicália).

FRASE DA SEMANA. Fernando está mais rápido do que você. Mensagem entendida?". “Desculpe, disse o engenheiro Rob Smedley, após a ordem dada pelo chefe de equipe Stefano Domenicali”. (grande prêmio da Alemanha, 25/07/2010, quando a Ferrari mandou Massa abrir para ultrapassagem de Alonso).

Paulo Afonso, 01 de agosto de 2010.

Fernando Montalvão.

Em destaque

Ministro de Lula chama regulação de fake news de PL00 e diz que, se Legislativo atrasar, TSE terá poder

  Foto: Agência Brasil /Arquivo Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta 01 de maio de 2024 | 13:10 Ministro de Lul...

Mais visitadas