Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, agosto 27, 2010

Plano Nacional de Banda Larga beneficia oito municípios da Bahia

.Felipe Dieder l A TARDE e Agências

Agência Brasil
A  lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo  PNBL foi divulgada durante o evento

Oito cidades baianas serão beneficiadas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal. Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto Júnior, Muritiba e Presidente Tancredo Neves integram a lista divulgada na manhã desta quinta-feira, 26, no encerramento do 2º Fórum Brasil Conectado, em Brasília. O programa irá atender numa primeira fase 100 municípios do País, além do Distrito Federal e as 16 capitais das regiões Sudeste e Nordeste, já divulgadas anteriormente.

A previsão é de que ainda este ano as localidades tenham acesso à internet com velocidade de conexão de 512 kbps (quilobites por segundo) a um custo de, no máximo, R$ 35, podendo ser mais barato (até R$ 15), se houver isenção de impostos.

Segundo a assessoria da presidência da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), a estatal será a responsável por disponibilizar um sistema de conexão central através de rede de fibra ótica. O serviço final do sistema, que ligará a rede da empresa às residências dos usuários, ficará a cargo de operadoras privadas dispostas a se adequarem ao preço e à velocidade estipulados pelo programa. A assessoria da empresa não soube informar, no entanto, de que forma as parcerias entre a estatal e os entes privados serão feitas.

Entre os critérios adotados pelo Fórum para a indicação das 100 cidades estão o número reduzido de residências com acesso à internet, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), presença de programas de inclusão digital e proximidade de até 50km da rede principal de distribuição da conexão.

Ações locais - De acordo com o superintendente de Tecnologia para a Competitividade da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Vinícius Santos, o governo estadual buscará adequar o programa às ações locais voltadas para a inclusão digital.

“Temos os Centros Digitais de Cidadania, que oferecem acesso à internet em todas as cidades gratuitamente. Além disso, estamos prestes a implantar o Cidades Digitais, que vai ampliar a circulação de informações em mais de 30 municípios através da conectividade sem fio, por meio de antenas. Vamos procurar levar o Programa Nacional de Banda Larga a esses projetos”, declarou Santos.

O secretário de Administração de Camaçari, Ademar Delgado, considera a presença do programa na cidade um avanço significativo para as políticas futuras. “Preciso sentar com o governo e com o corpo técnico da prefeitura para me informar melhor a respeito. De qualquer forma, trata-se de uma ação importante para o auxílio das ações já existentes no município, a exemplo dos computadores instalados em todas as escolas, e da ideia de implantar, até o fim do ano, postos com computadores nas praças da cidade para acesso público da internet”, informou.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta sexta-feira

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas