Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 30, 2010

Satisfação de baianos com governo Lula alcança 89%

Donaldson Gomes, A TARDE


Sabe o que 49% dos baianos desejam do próximo presidente da República? Que ele não faça nada diferente daquilo que está sendo feito por Lula. Se este percentual for somado a outro, em que se discorda de uma ou outra ação aqui ou ali, a satisfação dos baianos em relação ao Governo Federal alcança 89%, de acordo com dados da primeira pesquisa A TARDE/Vox Populi sobre as Eleições 2010. Isso significa que 8,45 milhões, dentre os 9,5 milhões de eleitores baianos vão sentir saudades do que o presidente fez nos últimos 8 anos. E ele sabe disso.


Lula alcança 89% de aprovação dos baianos

Entre as mulheres, consideradas mais exigentes que os homens, a percepção positiva do trabalho feito pelo presidente é ainda melhor: 50% delas não mudariam absolutamente nada.

Dilma Rousseff (PT), justamente uma mulher, foi a escolhida por Lula como a responsável por dar continuidade às políticas do governo dele. Neste caso, 65% dos baianos pretendem votar na candidata do homem. Destes, 49% votam independentes de quem ela é: dizem-se dispostos a votar com absoluta certeza em qualquer candidato à presidência que receba o apoio de Lula. E isso sem contar os 29% que se inclinam a votar, a depender de quem venha a ser o candidato.

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tenta a todo o custo evitar a pecha de “anti-Lula” nestas eleições. Coisa que fez com vigor na disputa presidencial de 2002, com ajuda do “medo” que a atriz Regina Duarte dizia sentir do então candidato petista. Oito anos depois, Serra aparece abraçado a Lula na propaganda. A pesquisa mostra que não cola. Para 29% dos eleitores baianos, não dá para votar no ex-governador de São Paulo em nenhuma hipótese nessas eleições. E 90% desses eleitores identificam Dilma como a candidata apoiada por Lula.

A senadora Marina Silva (PV), que foi ministra do governo Lula e companheira de partido por muito tempo, chegou a reclamar da postura do presidente, que segundo ela não deveria se empenhar tanto na campanha de Dilma.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta segunda-feira, 30, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Em destaque

Com leis ruins e funcionários bons ainda é possível governar. Mas com funcionários ruins as melhores leis não servem para nada.

  : Alguns políticos costumam dizer: "quem não é visto não é lembrado", por outro lado, quando tratamos de amizade sem interesse,...

Mais visitadas