Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, agosto 26, 2010

STJ libera deputado barrado pela Ficha Limpa


Mário Coelho

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu os efeitos de uma condenação por improbidade administrativa contra o deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), candidato à reeleição a uma vaga na Câmara. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (25) pela corte. Ele foi um dos 16 barrados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). Em 27 de julho, a corte entendeu que, por causa da condenação, de dezembro de 2002, ele ainda estaria inelegível de acordo com as novas regras de inelegibilidade.

TREs barraram 43% dos impugnados por ficha limpa

Todos os barrados pela Lei da Ficha Limpa

Segundo o STJ, a suspensão vale até que o recurso contra a condenação seja julgado pela corte. A posição foi adotada pela relatora da medida cautelar apresentada pelo peemedebista, ministra Eliana Calmon, que levou o caso para referendo da Turma. A ministra constatou a possibilidade de êxito no recurso especial do deputado, já admitido para julgamento no STJ, mas ainda em trânsito de Minas Gerais para Brasília. Com isso, justifica-se a suspensão da decisão de segunda instância até que o recurso seja julgado. A decisão foi unânime.

O recurso de Silas Brasileiro contra a condenação será julgado também na Segunda Turma. A condenação é fruto de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais. Na ação, o MPMG argumenta que, como prefeito de Patrocínio (MG), ele pagou em duplicidade obra de construção do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. O serviço foi custeado pelo município e pelo Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (Daepa), uma autarquia municipal.

A ação foi julgada procedente em primeiro e segundo graus. A defesa do deputado recorreu ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal. Com a possibilidade de ter a candidatura à reeleição barrada pela Lei da Ficha Limpa, o peemedebista entrou com a medida cautelar na corte de Justiça para suspender os efeitos da decisão.

Em julho, Silas teve sua candidatura impugnada pelo TRE-MG por conta de uma notícia de inelegibilidade. A legislação eleitoral prevê que o Ministério Público Eleitoral, partidos políticos e coligações entrem com ações de impugnação de registro na Justiça. Além disso, qualquer cidadão pode apresentar informações sobre problemas nas candidaturas. Foi o que aconteceu com o peemedebista.

Na notícia de inelegibilidade, um cidadão informou à Justiça Eleitoral que o parlamentar está com os direitos políticos suspensos e é inelegível porque foi condenado por ato de improbidade administrativa. De acordo com a denúncia, houve lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito no caso do peemedebista. A notícia passa, antes de ser analisada pelo TRE, pelo MPE e é aberto período de defesa para o candidato.

Fonte: Congressoemfoco

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas