Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, março 26, 2009

Embasa propõe reajuste de 22,88% na tarifa de água

Redação CORREIO
A Embasa propôs um aumento médio na tarifa de água de 22,88%. No entanto, para passar a vigorar, o reajuste terá que ser aprovado até o dia 31, pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab), agência reguladora recém-criada pelo governo.
Apesar do aumento médio, alguns consumidores terão um reajuste superior a 50%. Isso vale, por exemplo, para as residências da categoria normal, com gasto de água entre 41 e 50 metros cúbicos/ mês.
Segundo o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, “o reajuste é uma composição entre o equilíbrio econômico-financeiro da empresa e a capacidade de pagamento do consumidor”.
O objetivo é tornar a Embasa autossuficiente, independente de recursos do governo para a realização de investimentos. A empresa paga seu custeio, mas depende de verbas governamentais para ampliação da rede, por exemplo.
Como o percentual de reajuste foi considerado alto pela própria Embasa e um dos princípios legais do setor de abastecimento de água é observar a capacidade de pagamento da população, a empresa enviou nova proposta para apreciação da Coresab.
O reajuste médio seria de 14% este ano e a diferença para os 22,88% dividida nos próximos três anos. Mesmo com acréscimo na casa dos 14%, consumidores de algumas faixas ainda terão aumentos maiores do que 50%.
A categoria de consumidor social, formada por famílias do programa Bolsa Família, terá reajuste de até 14,91%. “A Embasa realizou os estudos técnicos e apresentou à agência reguladora, que vai fazer suas observações e definir o percentual de reajuste”, disse Oliveira.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas