sábado, março 07, 2009

Consulta do tempo de contribuição nos bancos começa em 1º de maio

Juca Guimarãesdo Agora
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão, a partir do dia 1º de maio, conseguir o extrato do tempo de contribuição para a Previdência Social na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, utilizando o cartão de cliente ou o Cartão do Cidadão, que serve para conferir o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O ministro da Previdência, José Pimentel, disse ontem que o sistema está em fase de testes e adaptações. Os dados sobre o tempo de contribuição dos segurados estão armazenados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é mantido pela Previdência. "Os dois bancos já são co-gestores do CNIS, por isso não há problema no compartilhamento das informações que já são usadas pelos servidores nos postos do INSS.
Com a senha do cartão do banco, o cliente da Caixa ou do Banco do Brasil poderá saber quanto tempo já contribuiu para a Previdência", disse o ministro. Para os trabalhadores que não têm conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil, a consulta poderá ser feita por meio do Cartão do Cidadão, que já é utilizado para consultar o FGTS nas agências da Caixa, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.
Os novos trabalhadores que solicitarem o Cartão também poderão consultar as informações do banco de dados.
Hoje, para saber o tempo de contribuição, o segurado precisa ir até uma agência da Previdência solicitar o extrato ou retirar uma senha eletrônica para consultar as informações no site do ministério da Previdência.
Saber o tempo de contribuição registrado é importante, pois a informação serve de prova no processo de concessão do benefício. Se a algo estiver errado, o segurado pode pedir a alteração.
Fonte: AGORA

Em destaque

TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno

  TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno Por  Política Livre 29/01/2026 às 10:18 Foto: ...

Mais visitadas