Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, maio 09, 2008

Procura por serviços da Delegacia Interativa cresce 461%

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou um aumento de 461% no número de atendimentos feitos pela Delegacia Interativa (www.delegaciainterativa.se.gov.br) nos últimos dois anos. O serviço tem sido procurado diariamente por dezenas de cidadãos que precisam de agilidade, segurança e comodidade para registrar desde o furto de documentos até acidentes de trânsito. Além de dar celeridade a processos mais simples, a medida desafoga as delegacias da Polícia Civil, cujas equipes ganham mais tempo para realizar investigações.
Para o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, os registros e atendimentos passaram a crescer ainda mais a partir da modernização do serviço eletrônico e de uma maior divulgação do endereço da Delegacia Interativa na internet. Segundo os dados da Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Estatísticas (Codepe), de 1º janeiro a 31 de março de 2006 foram registrados 571 atendimentos, contra 1.298 no primeiro trimestre de 2007 e outros 2.632 no mesmo período de 2008.
A diferença entre os primeiros trimestres de 2006 e 2007 foi de 227%, enquanto a elevação entre 2007 e 2008 foi de 202%. Já o crescimento entre os primeiros trimestres de 2006 e 2008 foi de 461%. "Nesse período, o Governo de Sergipe investiu em divulgação do sítio da Delegacia Interativa e disponibilizou links para esse atendimento no sítio da SSP e também no Portal de Sergipe. O serviço segue os preceitos do Governo Eletrônico e visa facilitar o acesso da população ao registro de ocorrências policiais. Para isso, nós nos preparamos para prestar atendimento de qualidade e credibilidade", explica Kércio.
O diretor do Codepe, delegado Jéferson Pires Alvarenga, conta que o serviço é gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade. "O cidadão pode informar furto ou extravio de telefones celulares e documentos, furto de veículos e acidentes automobilísticos sem vítimas. Todo o proceso é resolvido por um grupo de agentes, escrivães e um delegado, que verificam as informações do comunicante e homologam a queixa. O cidadão tem acesso então ao boletim já registrado", diz.
Ainda de acordo com Alvarenga, a falsa comunicação de crime é prevista no Código Penal Brasileiro e pode resultar em detenção de um a seis meses ou multa. "O procedimento é semelhante ao de uma queixa normal, numa delegacia da Polícia Civil. O informe de crime é um procedimento que é sucedido de registros oficias, inclusão em cadastros e encaminhamento para a delegacia da localidade onde ocorreu o acidente automobilístico, o furto ou extravio", acrescenta.
Sistema
O sistema lógico da Delegacia Interativa foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da SSP em 2005, mas no ano passado passou por mudanças que o tornaram mais fácil de acessar e auto-explicativo. "A cada passo, o usuário recebe informações bem detalhadas sobre como preencher o formulário, com todas as informações sobre o fato, com dados subjetivos e objetivos da ocorrência, possibilitando a descrição da ação", salienta a diretora da DTI, tenente-coronel Alessandra Dielle.
Dielle acrescenta que a Delegacia Interativa de Sergipe foi uma das primeiras a serem implementadas no Brasil e serve como referência para diversas polícias de outros estados. "Nossa preocupação foi com a segurança e a usabilidade e, a partir daí, todos que usaram, elogiaram. Nossa equipe acompanha o sistema constantemente e se prepara para atender uma demanda ainda maior a cada dia, já que a procura deve crescer à medida que esse acesso fica mais conhecido e acreditado pela população", explica.
Para o corretor de seguros Hermeto Aguiar Júnior, a Delegacia Interativa está ajudando muito as pessoas, que passaram a contar com a ferramenta no dia-a-dia para ganhar tempo. No caso dele, as queixas pela internet auxiliam ainda mais. "Antes nos dirigiamos a uma Delegacia para efetuarmos um boletim de ocorrência, pois para utilização do seguro, torna-se obrigatória a apresentação desse documento. Assim fica tudo mais fácil", acrescenta, elogiando o fato do sítio ainda divulgar fotos de crianças desaparecidas.
Fonte: Portal SSP/SE
Fonte: Cinform Online

Em destaque

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível Um fato inusitado e, ao mesmo tempo, alarmante tem causad...

Mais visitadas