Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, março 23, 2008

Gestação - Agora os pais conhecem seus filhos antes do nascimento

Cristine Gerk
O primeiro sorriso do filho, a emoção de conhecer seu rosto, o alívio de perceber que ele tem saúde. Vivências que, para muitos, remetem aos momentos posteriores ao parto, agora fazem parte da rotina dos pais durante a gestação. Graças aos avanços da tecnologia dos exames no período pré-natal, já é possível saber muito sobre o bebê, antes mesmo de ele chegar ao mundo, e até interferir para corrigir problemas sem que eles tenham se manifestado ainda. A ansiedade em relação ao parto também diminuiu, já que o leque de surpresas ficou bem menos amplo.
- As malformações fetais atingem 3% das gestações. Com os novos métodos de diagnóstico, conseguimos detectá-las em aproximadamente 80% dos casos - diz o médico Rodrigo Coelho Campos, do laboratório Lâmina. - Só com o ultrassom, conseguimos 85% de certeza de que o bebê não tem problemas. É possível ver as medidas da criança, detectar defeitos de membros. Com o 4D, também se tem ótima noção das feições.
Mais tranqüilidade
A médica Roselane Salomão, 25 anos, está no oitavo mês de gestação de seu primeiro filho e se sente tranquila:
- Fiz recentemente o 3D. É muito lindo. Dá para ver o rostinho, ele abrindo e fechando o olho, botando a linguinha para fora - conta Roselane. - Os exames dão uma segurança boa, você também se acalma em relação ao parto.
Segundo Coelho, é possível conhecer melhor até o funcionamento de órgãos. Por exemplo, se os rins não estão bem, há uma redução no líquido amniótico, que contém a urina do bebê, e isto é aferido em exames pré-natais.
- Com aparelho de ultrassom e médico bons, detectamos 100% de alterações morfológicas do bebê e temos a suspeita da muitas alterações cromossômicas, como síndrome de Down - completa a obstetra Tânia Schupp, do HC.
Na rede pública, poucos exames modernos estão disponíveis, com exceção do ultra-som convencional. O custo depende do exame. Os invasivos são mais caros. Os procedimentos mais complexos só são realizados em hospitais de primeira linha ou em hospitais-escolas de nível terciário, com o Hospital das Clínicas (HC) da USP.
Hoje é possível fazer intervenções para corrigir problemas do bebê quando ele ainda está na barriga da mãe. Se há acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais da criança, é feita uma drenagem. É indicado corrigir obstruções da saída de urina na válvula de uretra posterior, que comprometem a função do rim.
No caso de gestação gemelar que apresenta síndrome de transfusão feto-fetal, quando a troca de sangue entre bebês provoca que um cresça muito mais que o outro, é possível fazer uma cirurgia com laser para fechar as comunicações de vasos.
Durante o pré-natal, o obstetra mede a pressão da gestante, vê a altura uterina e controla o peso. Se houver suspeita de diabetes gestacional por antecedente pessoal da grávida ou por ganho de peso, o médico pode pedir uma curva glicêmica. Caso seja detectada pressão alta, indica exames de urina e sangue para investigar doença hipertensiva da gravidez.
Fonte: JB Online

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas