Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Pílula do dia seguinte: Temporão critica Igreja

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou ontem a postura da Arquidiocese do Recife, que ameaça entrar na Justiça para proibir a distribuição de anticoncepcionais de emergência, conhecidos como pílulas do dia seguinte, pela prefeitura da capital pernambucana. "A prefeitura está certa e a Igreja está equivocada", afirmou o ministro, em entrevista após o lançamento da campanha de prevenção à Aids, que vai distribuir quase 20 milhões de preservativos durante o Carnaval.
"É uma questão de saúde pública, não uma questão religiosa. Lamentavelmente a Igreja, cada vez mais, se afasta dos jovens com esse tipo de postura", afirmou Temporão. Segundo o projeto da prefeitura de Recife, as pílulas serão entregues às mulheres que declararem, a médicos de plantão, que tiveram relações sexuais e que suspeitam de falhas nos métodos contraceptivos normais.
A Arquidiocese do Recife classificou a proposta como "aberração". "O Ministério da Saúde apóia e suporta a medida", reforçou o ministro. Este ano, o programa de prevenção à Aids terá foco em mulheres com idades entre 13 e 24 anos, grupo que é hoje mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis, segundo avaliação do ministério.
Segundo Temporão, pesquisa recente detectou que 80% dos homens nessa faixa etária declararam usar preservativo. Já no caso das mulheres, apenas 40% disseram exigir que o parceiro use camisinha. A campanha é estrelada pela rapper Negra Li, com filme publicitário que começou a ser veiculado ontem.
Temporão disse não concordar com pesquisa divulgada esta semana pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que põe em dúvida a eficácia de uma campanha restrita ao período do Carnaval. "Essa campanha é quase um paradigma, é um momento de conscientização, com importante papel pedagógico", opinou. Segundo ele, há hoje cerca de 600 mil pessoas infectadas com o vírus HIV no País.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas