Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, junho 16, 2007

Raio Laser

Tribuna da Bahia e equipe
O começo…
Um almoço na aprazível casa do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) em Interlagos, com a provável participação do prefeito João Henrique, pretende definir hoje o futuro da relação do PT, ou de pelo menos parte do partido, com o governo municipal. Um dos convidados à mesa, o deputado federal Walter Pinheiro (PT), deve ser confrontado de novo com a proposta de assumir um cargo na administração como forma de pacificar a relação de seu partido com João Henrique e o PMDB, legenda a que o prefeito deve se filiar, definitivamente, na segunda-feira.
...da operação...
Muito inclinado a avaliar o convite “com carinho”, Pinheiro tem um desafio pela frente: convencer a militância petista de que a opção de assumir uma secretaria – o cargo mais comentado é o de Governo – seria o melhor caminho a ser seguido, depois do titubeio público do PT com relação a se fica ou sai da administração municipal. Com impacto direto sobre a bancada – a entrada de Pinheiro no governo significa a ascensão de mais um suplente à condição de deputado federal-, a decisão, entretanto, tem como contrapartida o aumento da vinculação do partido com o governo João Henrique, fato a respeito do qual os petistas não conseguem dizer hoje se é positivo ou negativo.
…corpo e…
Exatamente por este motivo, a estratégia peemedebista com relação ao PT é a de evitar que a eventual indicação de Walter Pinheiro pareça um gesto pontual ou exclusivamente de um segmento do partido. O problema continua sendo convencer outro quadro petista igualmente vinculado à política de Salvador e por isso considerado um dos concorrentes de Pinheiro numa eventual disputa pela Prefeitura – o deputado federal Nelson Pelegrino – a aceitar também uma posição de peso na administração para selar o abraço definitivo do PT no governo.
...alma
O cargo pensado para Pelegrino é a Secretaria da Fazenda, cuja oferta já fora feita em outro momento ao deputado federal, mas teria repentinamente malogrado por motivos até hoje não explicados. Politicamente, o prefeito João Henrique já teria avalizado a negociação do posto para o petista de forma preliminar. Como a articulação que visa trazer de volta o PT de corpo e alma para a administração municipal está só no começo, não há notícias de que Pelegrino participará do almoço, nem de que estaria disposto a tomar o caminho do Litoral Norte no dia de hoje. Pelo menos até ontem à noite.
Saúde
Dos ilustres membros da comitiva da viagem que o governador Jaques Wagner (PT) faz à Europa, a quinta em cinco meses de governo, o nome que mais chama a atenção é o do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, cuja área de atuação aparentemente (muito aparentemente) não guarda nenhum tipo de relação com o propósito da viagem – participação num seminário sobre construção de estádios de futebol e visitas a indústrias pesqueiras na Galícia e em Saragosa (Espanha).
TAC.
Por não cumprir diversos tópicos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa melhorias no Parque Zoobotânico de Salvador, firmado em 26 de maio do ano passado entre o Ministério Público e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Estado da Bahia poderá responder a uma ação penal pública, e o zoológico poderá ser interditado. A informação foi dada pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente Luciano Santana em uma visita surpresa de inspeção ao zoológico de Salvador realizada na tarde de ontem, dia 15.
Viagem
Para quem acredita em coincidências: com sua repentina viagem à Europa – o secretário estadual de Indústria e Comércio, Rafael Amoedo, chegou a desmarcar compromissos assumidos com mais de um mês de antecedência afirmando ter sido convocado de última hora para a trip - o governador Jaques Wagner se livra temporariamente de assuntos como a greve dos professores e a p articipação na filiação do prefeito João Henrique (PDT).
Pesar
Foi sepultado ontem, no Cemitério do Campo Santo, o corpo da sra. Zilma Visnevski, viúva de um dos precursores da indústria baiana, o saudoso José Visnevski, responsável pela implantação da primeira fábrica de papel da Bahia. A sra. Zilma deixou quatro filhos, dentre eles os rotarianos Luciano Visnevski, que modernizou e mantém a fábrica, e Maria Helena Visnevski, que preside a Cultura Inglesa.
Mansão
Como membro da Comissão de Planejamento e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, o vereador Paulo Câmara (PSDB) encaminhou requerimento ao presidente desta comissão visando instalar uma sessão especial na Câmara de Vereadores para tratar do caso Mansão Wildberger, convocando a secretária do Planejamento, Cátia Karmelo, e representantes de entidades IAB, OAB e outras. Encontrar uma solução para o impasse é a proposta do vereador.
CURTAS
* Vontade - A amigos, o deputado federal Walter Pinheiro teria admitido esta semana que tem tesão não só na possibilidade de assumir a secretaria municipal de Governo de Salvador como de promover outras indicações para a Prefeitura como forma de ajud ar o prefeito João Henrique a tirar a cidade do buraco. * Planos - Se, de fato, pular no barco de João Henrique como secretário municipal de Governo, enfrentando a resistência da militância, Walter Pinheiro vai buscar indicar outros postos na administração. Num quadro em que o PT assumiria a Secretaria da Fazenda, seu interesse seria o de fazer também o secret ário de Planejamento da Prefeitura. . * Reação - A ira da militância petista com o movimento de Walter Pinheiro de se aproximar ainda mais da Prefeitura de Salvador é tamanha que gente conhecida da legenda passou a atribuir a seu recente, “mas muito sólido” relacionamento com o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) todo o tesão que diz ter ganho para ajudar a cidade. * Bombando - Presidente da Câmara Municipal, Valdenor Cardoso (PTC) voltou a ser chamado de “presidente do século” por funcionários da Casa logo após a solenidade de inauguração do Centro de Cultura e Debates, ontem pela manhã. Funcionários aludiam ao fato de o novo espaço, considerado um charme, ter sido implantado exclusivamente com recursos do Banco Real, que ganhou a concorrência promovida pelo presidente para administrar a conta bancária do Legislativo. * The flash - Depois da bordoada que levou do presidente do PTN, Josué Marinho, por ter dado o voto na Câmara Municipal que sepultou a CPI do Neylton, o vereador Palhinha capitulou. Admitiu ontem, em telefonema desaforado ao presidente do PTN - antes, portanto, do prazo de 48 horas lhe dado por Marinho para que explicasse sua posição -, que vai se desfiliar da legenda. * Desfrute -Empolgado com o Centro de Cultura e Debates da Câmara Municipal, inaugurado ontem pela manhã, o vereador tucano José Carlos Fernandes tratou de solicitar logo uma pauta para o auditório de 200 lugares. Quer realizar a próxima reunião do diretório municipal do PSDB no elegante espaço em que se transformou o antes sombrio subsolo da Prefeitura que abrigou por anos os gabinetes dos vereadores. * Assunto - A filiação do prefeito João Henrique e a primeira reunião do diretório estadual do DEM devem mobilizar a atenção da imprensa na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas