Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 07, 2007

Raio Laser

Tribuna da Bahia e equipe
O presidente
A Polícia Federal dá uma batida na casa do irmão de Lula em mais uma de suas operações de nome retórico. Não o leva preso, porque a Justiça não autorizou, mas o indicia por exploração de prestígio e tráfico de influência. No exterior, o presidente diz que os policiais estão certos, mas acredita que Vavá, o irmão lá dele, também esteja.
O irmão
Para completar, Tarso Genro sobe no palco e bem defronte aos holofotes, com o ar cada vez maior de superministro da Justiça, diz que a ação contra o irmão de Lula é uma demonstração de que a PF “neste governo” age de forma republicana, sem poupar sequer familiares do chefe da República.
O ministro
Pode ser que o ministro não queira aparecer como o super-xerife que as pesquisas apontam que a população quer ver na Presidência em 2010 e que Lula esteja falando a mais pura verdade sobre a PF e seu irmão, cujas pretensas peripécias no mundo da ilegalidade desconheceria, como aparentemente desconhecia outras maldades feitas em gabinetes contíguos ao seu.
E a cena toda
Pode ser que tudo seja verdade. Pode ser que Lula e seu ministro estejam cobertos de razão. Ainda assim, o xeque-mate na casa humilde do irmão do presidente da República, com a pirotecnia de que a PF se faz acompanhar nestas horas, parece mais um jogo de cena friamente armado para impressionar incautos. Mesmo para incautos petistas desde criancinha.
Indignado
Se também foi pensada para servir de consolo a petistas que se sentiram agredidos pela ação recente da Polícia Federal, a batida da PF na casa do irmão do presidente Lula não atingiu seu objetivo. O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que chegou a ser preso sob a acusação até agora não provada de envolvimento com a Gautama, está convencido de que as ações da PF demonstram fragilidade do governo, motivo pelo qual pretende procurar pessoalmente o presidente Lula e o ministro Tarso Genro para protestar e mostrar que não pode ser responsabilizado do que o acusam.
Confiança
Se depender do prefeito Luiz Caetano (PT), Marlúcio Palmeira, um dos secretários grampeados pela PF em conversa com representantes da Gautama, permanece na pasta da Administração em Camaçari, assim como os demais membros do governo citados pela Polícia Federal. “Todos gozam da inteira confiança do prefeito”, afirma Luiz Caetano.
Em processo
Apesar de o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), ter dito ontem que João Henrique já assinou a ficha de filiação ao PMDB, o prefeito ainda não se desligou formalmente do PDT. O presidente pedetista, Severiano Alves, continua esperando dele um pedido oficial de desfiliação para encaminhar ao TRE baiano e liberá-lo. Tudo na mais absoluta paz.
Ciumeira
Depois que o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) roubou ontem a cena nos jornais ao aparecer como o grande responsável pela liberação de vultosos recursos federais para obras em Salvador e no interior, os petistas baianos combinaram (entre eles) que só aceitam vê-lo fazendo novos anúncios na Bahia na companhia do presidente Lula.
Lei do silêncio
A maior demonstração de que o PT baiano gostaria que os recursos destinados a obras de infra-estrutura na capital baiana e de irrigação em outras regiões do Estado fossem anunciados por um petista em vez de um peemedebista aconteceu na Assembléia Legislativa, onde apenas um governista repercutiu os anúncios. Foi Leur Jr., líder do PMDB na Casa.
CURTAS
* Esclarecido - Depois de apontar em diversas ocasiões que o contrato entre a empresa de segurança Protector e a Prefeitura de Salvador foi celebrado na gestão passada, a secretária municipal de Administração, Liziane Reis, foi obrigada a admitir ontem, em audiência pública na Câmara Municipal, que fez pessoalmente uma auditoria jurídica e financeira no documento e não encontrou nenhuma irregularidade. * Terra arada - Presente ontem à comissão de Orçamento na Assembléia Legislativa para falar sobre as metas do governo para 2007, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, deu munição farta à oposição para cobrar um reajuste maior do governo aos professores em greve. Entre outras informações, disse que a receita foi 12% superior com relação ao primeiro quadrimestre de 2006. . * No barco - De namorico com o PMDB, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), já confirmou presença no trecho mineiro - de Bambuí a Pirapora - da viagem que o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) faz pelo leito do Rio São Francisco a partir do próximo dia 11. * Revanche - Apesar de ser praticamente o único nome do DEM para a disputa pela Prefeitura de Salvador em 2008, o deputado federal José Carlos Aleluia não vai levar com facilidade a posição de candidato oficial do partido. Ainda com memória fresca das dificuldades que ele criou para a definição do novo presidente da sigla na Bahia, carlistas vão exigir discussão ampla antes de se tomar qualquer decisão sobre o assunto. * Estratégia - A designação pelo Thomé de Souza de um procurador do município especialmente para acompanhar as denúncias do MP com relação à Secretaria Municipal de Saúde é o primeiro indício de que, se for possível, farta munição pretende ser levantada sobre a pasta nos próximos dias. * Convocado - Secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles tentou dar o zignal na Comissão de Cultura da Assembléia, alegando compromissos anteriormente assumidos para não comparecer a convocação ontem para falar sobre a mirabolante proposta de extinção do Balé TCA.

Nenhum comentário:

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas