Presidente da Alerj é preso pela PF por suspeita de vazar operação contra TH Jóias
Por Redação
03/12/2025 às 12:29
Atualizado em 03/12/2025 às 15:29
Foto: Divulgação/Arquivo
A prisão de Bacellar e os novos mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira, acusado de vazar informações sigilosas da Operação Zargun — investigação que havia levado à prisão do deputado Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Jóias. Segundo a PF, o vazamento comprometeu a ação policial e obstruiu o andamento das apurações. A suspeita surgiu porque TH Jóias deixou sua residência horas antes da operação, levando a crer que fora alertado. A informação é do jornal O Globo.
A prisão de Bacellar e os novos mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. A PF afirma que o envolvimento do presidente da Alerj foi identificado após análise de materiais apreendidos em setembro. A investigação integra um conjunto de determinações do STF no contexto da ADPF das Favelas, que orientou a PF a aprofundar o combate aos grupos criminosos e às suas conexões com agentes públicos no estado.
TH Jóias, preso em setembro em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, é acusado de atuar como facilitador do crime organizado, intermediando drogas, armamentos e equipamentos para o Complexo do Alemão. Ele também teria usado o mandato para beneficiar aliados ligados ao tráfico. Na operação que o deteve, foram cumpridos dezenas de mandados de prisão e busca, revelando uma rede de influência criminosa dentro e fora da Alerj.
Politica Livre