terça-feira, dezembro 09, 2025

Motta diz que Câmara vota redução de penas da trama golpista nesta terça

 

Motta diz que Câmara vota redução de penas da trama golpista nesta terça

Por Carolina Linhares e Raphael Di Cunto, Folhapress

09/12/2025 às 13:13

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados/Arquivo

Imagem de Motta diz que Câmara vota redução de penas da trama golpista nesta terça

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) no plenário da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), decidiu que o projeto de redução de penas relatado pelo deputado Paulinhop da Força (Solidariedade-SP) será votado nesta terça-feira (9) pelo plenário. Motta comunicou a decisão aos líderes partidários durante reunião no início da tarde.

A anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos presos por participação nos ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023 foi um dos temas mais importantes na Câmara meses atrás. Depois, uma redução de penas, sem perdão completo, passou a ser debatida em seu lugar. Mas mesmo essa ideia havia perdido força nas últimas semanas.

O relator disse, nesta segunda-feira (8), que a pressão de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pela anistia completa, vista por alguns políticos como chantagem, não muda nada na proposta.

"O pessoal do PL voltou a falar nessa história de anistia", disse ele. "No meu relatório não tem anistia. Anistia zero. O que tem é redução de penas", declarou o deputado.

O parlamentar e o presidente da Câmara negociavam há semanas a votação do projeto, sob a condição de que os bolsonaristas se comprometam a não tentar converter a redução de penas em anistia durante a deliberação.

Pré-candidato ao governo da Paraíba com apoio da família Bolsonaro, o senador Efraim Filho (União Brasil) afirmou também na segunda que o lançamento da candidatura de Flávio reacendeu o debate sobre a anistia, mas que os presidentes da Câmara e do Senado e que a pauta "tem um apoio significativo, não dá para avaliar ainda se é majoritário".

Politica Livre

Em destaque

Lula avalia vetar projeto que diminui pena de Bolsonaro e participantes de atos golpistas

Lula avalia vetar projeto que diminui pena de  Bolsonaro e participantes de atos golpistas Auxiliares do presidente afirmam que tendência é ...

Mais visitadas