Motta diz que Câmara vota redução de penas da trama golpista nesta terça
Por Carolina Linhares e Raphael Di Cunto, Folhapress
09/12/2025 às 13:13
Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados/Arquivo
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) no plenário da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), decidiu que o projeto de redução de penas relatado pelo deputado Paulinhop da Força (Solidariedade-SP) será votado nesta terça-feira (9) pelo plenário. Motta comunicou a decisão aos líderes partidários durante reunião no início da tarde.
A anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos presos por participação nos ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023 foi um dos temas mais importantes na Câmara meses atrás. Depois, uma redução de penas, sem perdão completo, passou a ser debatida em seu lugar. Mas mesmo essa ideia havia perdido força nas últimas semanas.
O relator disse, nesta segunda-feira (8), que a pressão de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pela anistia completa, vista por alguns políticos como chantagem, não muda nada na proposta.
"O pessoal do PL voltou a falar nessa história de anistia", disse ele. "No meu relatório não tem anistia. Anistia zero. O que tem é redução de penas", declarou o deputado.
O parlamentar e o presidente da Câmara negociavam há semanas a votação do projeto, sob a condição de que os bolsonaristas se comprometam a não tentar converter a redução de penas em anistia durante a deliberação.
Pré-candidato ao governo da Paraíba com apoio da família Bolsonaro, o senador Efraim Filho (União Brasil) afirmou também na segunda que o lançamento da candidatura de Flávio reacendeu o debate sobre a anistia, mas que os presidentes da Câmara e do Senado e que a pauta "tem um apoio significativo, não dá para avaliar ainda se é majoritário".
Politica Livre