Flávio Dino autoriza busca e apreensão contra ex-assessora de Arthur Lira
12 de dezembro de 2025, 14h15
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a um pedido da Polícia Federal e autorizou ação de busca e apreensão contra uma ex-assessora do deputado federal Arthur Lira (PP-AL).
A investigação que levou ao pedido apura irregularidades na destinação de verbas de emendas parlamentares. Atualmente, a profissional trabalha na liderança do Partido Progressistas na Câmara dos Deputados. Ela é apontada como responsável pela organização e distribuição dos recursos vinculados ao “orçamento secreto”.

Ex-assessora de Arthur Lira é apontada como responsável pela distribuição de recursos do ‘orçamento secreto’
Policiais federais fizeram buscas em salas usadas pela funcionária na Câmara e também em sua casa. O telefone da ex-assessora de Lira foi apreendido e foi autorizada a quebra do sigilo de dados telemáticos.
“É importante destacar que a busca na estação de trabalho na Câmara de Deputados se justifica pelo fato de manter maior potencial probatório, considerando que as ações sob suspeita seriam empreendidas justamente no contexto da rotina de desempenho funcional da investigada na Casa Legislativa”, escreveu o ministro na decisão.
Dino, por outro lado, negou o pedido de afastamento total da assessora parlamentar de suas atividades.
“Por fim, entendo que o pedido de afastamento funcional deve ser acolhido apenas parcialmente, de modo a impedir que a Representada exerça atividades, no âmbito da Câmara dos Deputados, relacionadas à proposição, tramitação ou destinação de emendas parlamentares.”
Clique aqui para ler a decisão
PET 14.949
https://www.conjur.com.br/2025-dez-12/flavio-dino-autoriza-busca-e-apreensao-contra-ex-assessora-de-arthur-lira/