Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, julho 23, 2024

Renúncia de Biden muda a dinâmica da eleição norte-americana

Publicado em 23 de julho de 2024 por Tribuna da Internet

Harris sai à frente como favorita para assumir a candidatura

Pedro do Coutto

Sentindo a reação dos democratas, inclusive com o pronunciamento de Barack Obama ao New York Times, para que retirasse a sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden se afastou deixando um vazio a ser preenchido por Kamala Harris. Biden anunciou neste domingo a sua desistência à reeleição e apoio à vice-presidente. A decisão muda totalmente a dinâmica da eleição e pode representar um novo momento para o Partido Democrata.

Em um comunicado no X, Biden anunciou que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025. “Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu.

DEBATE – A crise na campanha de Biden começou no fim de junho, quando ele teve um mau desempenho em um debate contra Donald Trump. À época, a capacidade cognitiva do presidente foi colocada em dúvida. A decisão de Biden também pode ter sido influenciada pelo comportamento dos doadores de campanha, que começaram a se retrair após o debate.

Apesar de Biden não ser um homem dado a desistir dos obstáculos que surgem pela frente, nesse caso teve que ceder às fortes pressões. É um momento sem precedentes e a atenção se volta totalmente para o Partido Democrata. Kamala Harris é a favorita e a campanha de Trump já se prepara para essa possibilidade..

Pelo fato de ser vice-presidente, Kamala desfruta de uma legitimidade maior nesse momento. Mas o Partido Democrata não é homogêneo e uma coisa que o Biden tinha era que ele conseguia unir o partido inteiro.  Agora a bola está de novo com os democratas e este pode se tornar um momento de força para o partido.  Assim se escreve mais um capítulo da nação americana, símbolo da democracia e do compromisso com a realidade que se coloca novamente como um desafio a ser preenchido por uma candidata apta e capacitada.

Em destaque

Diante de Musk, Bolsonaro ou Marçal, o Estado de direito não pode hesitar

Publicado em 6 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Reprodução do Diário da Causa Operária Conrado Hü...

Mais visitadas