Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, julho 19, 2024

Justiça decreta prisão de Renato Duque, ex-diretor da Petrobras

Quinta-Feira, 18/07/2024 - 14h20

Por Redação

Justiça decreta prisão do ex-diretor da Petrobras Renato Duque
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Justiça Federal de Curitiba decretou a prisão do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque na manhã desta quinta-feira (18). Segundo documento expedido pelo juiz responsável pelo caso, Duque deve ser preso para o cumprimento da pena em regime fechado por 98 anos.

 

Em 2015, o ex-diretor foi preso para cumprimento de pena, após ter sido julgado durante as investigações da Operação Lava Jato. Em março de 2020, colocou uma tornozeleira eletrônica e deixou a prisão no Paraná rumo ao Rio de Janeiro.

 

A primeira pena, de 2015, promulgada durante a 10ª fase da Operação, foi de 20 anos e 8 meses por associação criminosa. Menos de um ano epois, ele foi novamente condenado, desta vez por corrupção passiva e lavagem de direito, com uma pena de 20 anos e 3 meses, durante a 14ª da mesma operação.

 

O então juiz responsável pelo caso, Sergio Moro, afirmou que houve pagamento de propina a funcionários da petrolífera, com destinação de recursos para financiamento político.

 

Entre maio de 2016 e abril de 2021, Renato foi condenado mais nove vezes por corrupção, com penas que variam entre 2 e 10 anos. O total das condenações somadas resulta em 98 anos de pena.

Em destaque

Diante de Musk, Bolsonaro ou Marçal, o Estado de direito não pode hesitar

Publicado em 6 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Reprodução do Diário da Causa Operária Conrado Hü...

Mais visitadas