Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, julho 22, 2024

Edvaldo Nogueira e a saga destruidora

  em 22 jul, 2024 4:30 

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

Numa obstinação para se perpetuar no poder e não perder o comando da Prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira atua politicamente de forma determinada a não permitir a existência de qualquer adversário que possa ameaçar seu projeto. E para isso, Edvaldo se apresenta com se possuidor fosse de uma saga destruidora, que não deixa espaço para descanso.

Ao ver que as reuniões de um grupo formado pelo vice-governador Zezinho Sobral, a deputada federal Katarina Feitoza e o vereador Fabiano Oliveira e a delegada Danielle Garcia poderia ensejar a formação de uma nova chapa. Edvaldo partiu para uma ação arrojada.

E por saber que os interesses empresariais de Fabiano, passa pela harmonia com o as máquinas públicas que oferecem apoio logístico ao Pre-caju, mirou forte para detonar Danielle, cujo primeiro passo, segundo comentários nas rodas políticas, foi exigir do governador a retirada de Katarina do apoio a essa proposta.

Mesmo com a saída de Katarina, Danielle engoliu o choro e partiu para afirmar que a proposta estaria mantida, sendo senador Alessandro Vieira como presidente do MDB, supostamente escalado para exigir do governador a permanência do PSB, que é presidido pelo vice-governador Zezinho Sobral, no apoio ao nome de Danielle.

Com a decisão do MDB de manutenção da proposta de candidatura própria, surge a informação ainda não confirmada, de que Nogueira vai pedir a Mitidieri que a ofereça a Danielle a “Secretaria de Política para as Mulheres”, como moeda de troca para que desista da intenção de disputar a prefeitura de Aracaju.

Ao conseguir afastar Katarina de Danielle, o prefeito mirou em Danielle para na verdade matar a intenção política de Katarina, que ainda se colocava como pré-candidata. E se em nova empreitada conseguir fazer Danielle Garcia retornar à “Secretaria das Mulheres” como moeda de troca. Ele não só destrói de vez a história política de Danielle Garcia, como também detonaria com a pavimentação que Alessandro vem construindo para 2026. E nessa suposta ação de Edvaldo, podem apostar que Fábio Mitidieri dificilmente colocará o braço dele nessa seringa.

A “saga destruidora” enxergada no comportamento político do prefeito Edvaldo Nogueira parece ser algo premeditado. E há quem enxergue que o primeiro passo foi asfixiar o governador Fábio Mitidieri, empurrando goela abaixo a pré-candidatura do pedetista Luiz Roberto.

Essa ação, pela forma unilateral como foi promovida, foi suficiente para criar um ambiente de desagregação na base governista, levando partidos que estavam em perfeita sintonia com o governador, a adotarem postura idêntica. E levou Mitidieri a enfrentar ainda no início de um governo, o constrangimento de se posicionar em favor de uma única sigla, mesmo sendo sabedor que foi eleito por um trabalho conjunto de vários partidos.

Apesar dos alertas e conselhos recebidos, Fábio se viu obrigado a engolir esse sapo, e para não manchar o seu marketing de “homem de palavra”, passou a arcar com os prejuízos, que somente serão contabilizados num futuro não muito próximo.

Pulada essa etapa, houve movimentações que demonstravam uma ação dissimulada de Nogueira para enterrar a pré-candidatura da jornalista Candisse Carvalho, e quando surgiu o nome de Valadares Filho como opção para oxigenar uma “Frente de Esquerda”, ele foi lá e cooptou o jovem político. Que tem se perdido na instabilidade, onde uma hora vota contra Dilma na outra aparece como apoiador de Lula.

Essa falta de coerência já colocou Valadares Filho com detentor de 5 derrotas seguidas (2012, 2016, 2018, 2020 e 2022). Ontem adversário ferrenho de Edvaldo Nogueira e hoje como apoiador do projeto político do mesmo Edvaldo. Valadares Filho deve estar a caminho da 6ª derrota.

Já a “saga destruidora” parece não ter conseguido enfrentar a pré-candidatura do União Brasil, mas o trabalho para afastar a sigla da convivência política com o governador, ainda está em curso, e conta com o trabalho indireto de alguns atores. Em breve os aracajuanos terão o resultado final de toda essa movimentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lagarto: Fábio Mitidieri declara apoio a Sérgio Reis E ontem, 21, o radialista Marcos Aurélio, pelas redes sociais anunciou em primeira mão que o governador Fábio Mitidieri anunciou em Lagarto o apoio a candidatura do deputado estadual Sérgio Reis a prefeito do município. Na política a gente tem que ter lado, e em Lagarto meu lado é com a Família Reis, que há muito tempo me deu a mão”. Aqui o vídeo: https://www.instagram.com/p/C9szgAqSHLZ/

 

 

 

 

 

 

 

 

Após impedimento de entrarem em aterro sanitário membros da OAB/SE conversam com moradores de Itaporanga sobre danos causados Como o blog informou na última sexta-feira, 19, os membros das comissões de Direito Socioambiental e Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) estiveram no aterro sanitário localizado no município de Itaporanga d´Ajuda, mas foram impedidos de entrar no empreendimento para realizar vistoria. O objetivo da OAB/SE era verificar, in loco, possíveis irregularidades ambientais provocadas pelo aterro.

População e comerciantes Diante da negativa de acesso ao local, que faz parte da segunda fase do procedimento de apuração instaurado pela OAB/SE, os membros da Ordem conversaram com a população e com comerciantes da região, que relataram várias situações prejudiciais à saúde. Dentre elas, o mau cheiro, a inutilização do rio da região e a proliferação de animais.

Relatos estarrecedores “Os moradores relataram que muitos imóveis foram colocados à venda devido ao forte odor exalado pelo aterro, comerciantes também reclamam que os clientes não frequentam mais o local porque não suportam o mau cheiro. O rio da região não está sendo mais utilizado para o lazer e nem para a pesca, inclusive, havia a captação de água desse rio para consumo animal e até humano, e hoje isso não é mais possível, além do grande número de moscas, roedores, urubus e carcarás, situação que causa desequilíbrio ambiental se não houver as providências devidas”, detalhou o presidente da comissão de Direito Socioambiental, Pedro Lacerda.

 Saúde da população e preservação do ecossistema A preocupação da OAB/SE é com a saúde da população local e com a preservação do ecossistema da região, que podem estar sendo prejudicados pelo empreendimento. A Ordem colocou duas comissões à disposição para atuar no procedimento de apuração de possíveis irregularidades, assim como solicitou apoio técnico de uma profissional especialista em direito ambiental.

 Solução que seja efetiva “O objetivo da OAB/SE não é mover uma ação judicial primordialmente. Nosso intuito é trazer uma solução que seja efetiva, compreender o tamanho do impacto, se esse já é um impacto previsto e que precisa ser mitigado, e conversar com a comunidade, porque é lixo nosso que está sendo despejado lá e prejudicando a população local. É importante sempre lembrar que saúde animal está totalmente atrelada a saúde humana no conceito de saúde única, por isso, a atuação da nossa comissão nesse caso”, explicou o presidente da comissão de Direito Animal, Emanuel Matias.

Documentos para finalizar procedimento de apuração A OAB/SE está aguardando as documentações, procedimentos e os relatórios solicitados ao IBAMA, a Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), a Prefeitura Municipal de Itaporanga d’Ajuda e ao Ministério Público Estadual para finalizar o procedimento de apuração. “Quando estivermos de posse de toda a documentação que foi solicitada pela Ordem, e com base no que constatamos no local, faremos um relatório que será entregue ao Conselho da OAB/SE para que as medidas cabíveis e necessárias sejam adotadas”, adiantou Pedro Lacerda.

 Entenda Diante das recentes notícias de contaminação de rios proveniente de um aterro sanitário localizado no município de Itaporanga d’Ajuda, a OAB/SE instaurou no final do mês de junho, procedimento para apurar possíveis irregularidades, inclusive na licença ambiental concedida para instalação do aterro. A comissão de Direito Animal foi acionada para fiscalizar o manejo e presença de animais domésticos e silvestres no local, e a comissão de Direito Ambiental para apurar possíveis danos ao ecossistema. Os órgãos ambientais, de controle e o município foram oficiados para enviar às informações solicitadas pela Ordem. A segunda fase do procedimento é a vistoria in loco e a fase final é a apresentação do relatório com base em tudo que foi apurado, para adoção das medidas cabíveis.

Leilão da Deso Ação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sergipe, pode ser decisiva para adiar ou até interromper o processo de privatização da Deso. Outras entidades, inclusive prefeituras, associações e sindicatos de trabalhadores, também contestam a entrega desses serviços públicos à gestão de empresas privadas. Todos temem que o ideal do dinheiro e do lucro substitua o conceito social de simples e autônoma prestação de serviços para o bem-estar da população.

Leilão da Deso II Protagonista em uma série de ações que defendem o interesse público, a OAB vê inconstitucionalidade no processo de privatização da Deso por violação do direito público e desrespeito à autonomia dos municípios que – temendo aumentos de tarifas, piora na qualidade dos serviços e prejuízos funcionais para seus servidores – discordam da cessão compulsória de seus serviços próprios de abastecimento de água e esgotos por conta de medida estatal equivocada e autoritária. O leilão na Bolsa de Valores está marcado para 4 de setembro de 2024, mas pode ser adiado para o final de 2025.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lagarto: Aliado da gestão e irmã de Valmir desmentem Fake News de aliança de Gustinho com os Monteiro Deu no site “O Bolo é Grande”: No sábado, 20, surgiu mais uma tentativa de ludibriar os eleitores lagartenses com a criação de fake news que afirma uma suposta aliança entre a família Monteiro e o deputado Gustinho Ribeiro. A informação enganosa foi prontamente desmentida pela irmã de Valmir Monteiro, Sandra Monteiro, e pelo pastor Paulo, aliado do grupo do deputado. “Posso dizer com certeza que isso não existe. Esse povo não tem vergonha de usar o nome de Valmir. Quando traíram Valmir, diziam que ele não prestava. Agora querem usar o nome de Valmir para ganhar ibope”, afirmou Sandra em uma mensagem no WhatsApp.

Postura de Gustinho criticada O pastor Paulo, além de desmentir a informação criada para confundir o eleitorado lagartense, criticou a postura do deputado Gustinho Ribeiro. “Tentei ligar para ele, mas não me respondeu, assim como muitos reclamam que tentam conversar com ele e não são atendidos. Só vejo gente pulando e abandonando  porque os anseios não estão sendo correspondidos, visto que ele não quer atender os aliados. Dizer que está com Valmir é mais um tiro no pé. É mentira, uma fake news.” É notório o desespero de Gustinho ao ver seu agrupamento esfarelar. Ele está desesperado ao tentar se associar a Valmir Monteiro, que já afirmou diversas vezes ter sido traído pelo deputado, inclusive, associando o câncer ao abalo emocional após o ocorrido.

 André Moura Participa da Convenção Partidária em São Miguel do Aleixo no sábado, 20, André Moura participou da convenção partidária em São Miguel do Aleixo, que marcou o início oficial da campanha de Cleane para prefeita e Rogério Barbosa para vice. O evento emocionou os presentes, especialmente quando André Moura relembrou a memória do irmão Everton Lima, falecido há quatro anos. Moura destacou que, apesar da ausência física de Everton, seu legado continua vivo e será perpetuado por Cleane. A convenção contou com ampla participação da comunidade local, que demonstrou seu apoio entusiástico à candidatura de Cleane e Rogério.

 Convenção Partidária em Propriá: União de Forças pelo Futuro da Cidade  No domingo, 21, André Moura participou da Convenção Partidária do pré-candidato a prefeito Luciano de Menininha do PP e do pré-vice Samuel do União Brasil. Esta união de forças visa fazer Propriá voltar a ser a referência do Baixo São Francisco. O evento foi marcado por muita comemoração e a presença de muitos amigos e apoiadores. André Moura parabenizou a população de Propriá pela belíssima festa, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.

“Em Capela, todo mundo se conhece. A resposta, Deus dará”, disse Júnior Tourinho sobre Fake News  Na última sexta-feira, dia 19, o pré-candidato a prefeito por Capela, Júnior Tourinho (MDB) concedeu entrevista ao programa Sergipe Verdade, da SIM FM, comandado pelo radialista George Magalhães, onde afirmou estar pronto e preparado para cuidar do povo de Capela.

Novo desafio “Foi com muita honra que aceitei esse novo desafio em minha vida. Sou capelense raiz. Estou lado a lado da minha prefeita Silvany e do deputado estadual Cristiano Cavalcante. Agradeço a todos os pré-candidatos a vereador e asseguro que estamos no caminho do bem”, assegurou.

Resposta é o silêncio Sobre os ataques que tem recebido da oposição, Júnior foi enfático: “Nossa resposta é o silêncio. Em Capela, todo mundo se conhece e tudo se sabe. Conhece quem é minha família, sabe quem eu sou e sabe quem está falando Fake News. A resposta, Deus dará”, disse.

Anseio do povo A prefeita de Capela e líder do agrupamento político, Silvany Mamlak (União Brasil) também participou da entrevista e ratificou que o nome de Júnior Tourinho correspondeu a um anseio do povo capelense. “O povo queria um candidato que tivesse uma identidade política parecida com a minha. Isso foi comprovado por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas. Tudo foi feito de forma muito transparente e sincera. Graças a Deus, estamos caminhando e tenho fé em Deus que dará tudo certo. Resgatamos o orgulho de ser capelense”, afirmou.

 Sentimento de ser capelense Silvany lamentou que o  agrupamento de oposição esteja agindo de forma suja. “Infelizmente, é uma marca registrada da oposição. O pai da mentira está lá e tenta emplacar as Fake News”, disse. Pré-candidato a vice-prefeito de Capela, Alexsandro Nascimento (União Brasil) definiu que o sentimento de ser capelense está muito forte nas ruas. “Tenho certeza que a população capelense vai abraçar o Sandrinho e o Juninho da Capela. Junior terá a oportunidade de ter ao seu lado um futuro vice-prefeito que conhece os quatro cantos da cidade, até pelos mandatos que tive como vereador”, disse.

Pré-candidato, Sim! Durante a entrevista, o advogado Márcio Conrado, especialista em Direito Eleitoral de renome nacional, interagiu e afirmou que não há nada que possa macular o nome de Júnior Tourinho como pré-candidato ou possa impedir ele de seguir com o projeto político. Segundo ele, o que está acontecendo são tentativas frustradas de uma oposição  que teima em fabricar Fake News.

Vigilância “Não há nenhum vício em relação ao que está sendo colocado. O afastamento aconteceu no tempo correto, que é determinado pela legislação eleitoral, e não vejo qualquer problema nesta travessia que se iniciou de forma tranquila e alegre. Estaremos atentos e vigilantes, mais do que nunca, para combater qualquer tipo de desinformação. É inadmissível que tenhamos um pleito eleitoral com esse tipo de postura”, frisou.

 

 

 

 

 

 

 



INFONET 

Em destaque

Diante de Musk, Bolsonaro ou Marçal, o Estado de direito não pode hesitar

Publicado em 6 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Reprodução do Diário da Causa Operária Conrado Hü...

Mais visitadas