Hoje escutei Pedro Son falando a respeito de alguns turistas de Aracaju que se deslocaram até Jeremoabo para conhecer a Serra da Santa Cruz o principal a mais importante ponto turistico do município. Acontece que a principal matéria prima para incrementar o turismo de Jeremoabo por incompetência e irresponsabilidade jogaram na lata do lixo; estou referindo-me a primeira casa construida em Jeremoabo, o Casarão residência do Coronel João Sá com seus anexos, o engenho e a primeira igreja construida, sem falar na Residência do Barão no Caritá, a Pedra Furada e a ex - AABB dentre outros.
O comentário de Pedro Son é bastante pertinente. Jeremoabo é um município rico em história e cultura, com potencial para se tornar um importante destino turístico. No entanto, a falta de planejamento e investimento tem prejudicado o desenvolvimento desse setor.
O caso da primeira casa construída em Jeremoabo, o casarão do coronel João Sá e outros pontos históricos é um exemplo claro dessa irresponsabilidade. Esses patrimônios culturais são fundamentais para atrair turistas e promover o conhecimento da história local. No entanto, eles estão abandonados e em ruínas, o que é uma perda irreparável para o município.
Além da falta de conservação do patrimônio histórico, Jeremoabo também sofre com a falta de infraestrutura turística. O acesso à cidade é difícil e perigoso, as estradas estão esburacadas e não há sinalização adequada. Além disso, a oferta de acomodação e serviços turísticos é limitada.
Para que o turismo de Jeremoabo se desenvolva, é necessário um investimento sério em infraestrutura, saneamento, segurança e acomodação. Também é importante capacitar profissionais da área para que possam desenvolver projetos e ações que promovam o turismo de forma sustentável.
O turismo é uma atividade econômica importante que pode gerar emprego e renda para a população local. No entanto, para que isso aconteça, é preciso planejamento e investimento. Jeremoabo tem o potencial de se tornar um importante destino turístico, mas é preciso agir agora para que esse potencial seja aproveitado.
Aqui estão algumas sugestões para o desenvolvimento do turismo em Jeremoabo:
- Conservação do patrimônio histórico: É preciso restaurar e revitalizar os patrimônios históricos do município, como a primeira casa construída, o casarão do coronel João Sá, a engenho e a primeira igreja construída além da Casa do Barão no Caritá, que no meu entender acho impossível já que o pior aconteceu, a sua destruição.
- Não devemos esquecer de citar também a AABB, que já era, já foi.
- Investimento em infraestrutura: É preciso melhorar o acesso à cidade, pavimentar as estradas e instalar sinalização adequada. Também é preciso investir em saneamento básico e segurança pública.
- Desenvolvimento da oferta de serviços turísticos: É preciso aumentar a oferta de acomodação, restaurantes, bares e agências de turismo. Também é preciso investir na capacitação de profissionais da área.
Se essas medidas forem tomadas, Jeremoabo tem tudo para se tornar um importante destino turístico na Bahia.