Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, janeiro 30, 2024

Reforma Av. Tancredo Neves: apenas 10 meses? Blog acredita!

em 30 jan, 2024 3:30 

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E será iniciada, hoje, 30, a obra de “revitalização” da Avenida Tancredo Neves, uma das mais movimentadas da capital porque é porta de entrada e de saída de Aracaju. Segundo a Prefeitura, através da Emurb, a obra será concluída em 10 meses.

Ao contrário de muitos aracajuanos que não acreditam no prazo estabelecido pelo prefeito Edvaldo Nogueira, este espaço acredita.

Só porque o prefeito passou 3 anos e meio para inaugurar corredores de ônibus de duas avenidas, cujas obras foram iniciadas em 2020, não se pode dar um crédito de confiança a ele?

Ou por que a ampliação da enorme ponte do rio Poxim – 160 metros – demorou mais de dois anos para a conclusão e só foi inaugurada em setembro de 2023, seis meses depois do previsto?

E essa reforma da Avenida Tancredo Neves acabará no prazo. Sabe o motivo? Em outubro, na eleição municipal, se a obra estiver atrasada todo mundo saberá. Tanto no primeiro, como no segundo turno. E se estiver atrasada, a oposição vai cobrar e será um tiro no pé do candidato do prefeito Edvaldo.

Como confiar em um prefeito que não consegue realizar uma obra no prazo prometido? E ainda quer eleger seu candidato, ou seja, se reeleger prefeito?

Então é esperar alguns meses para saber se a obra anda mesmo ou ficará a passos de tartaruga como as outras. E, se não cumprir o prazo de entregar em novembro, o melhor para Edvaldo será renunciar antes de acabar o mandato em dezembro, porque, neste ínterim, o candidato dele já teria sido defenestrado no primeiro turno.


Nota à imprensa TCE/SE  O sistema de ar-condicionado central do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) passa atualmente por serviço de manutenção preventiva e corretiva. Diante disso e tendo em vista a saúde e o bem-estar do seu corpo técnico, até que o trabalho seja concluído, o órgão poderá usar da prerrogativa do regime de teletrabalho parcial, voltado apenas aos setores em que não há instalação de aparelhos de ar-condicionado do tipo split. Vale ressaltar que o trabalho remoto já é previsto na legislação interna do Tribunal e que tal medida não acarretará na descontinuidade dos serviços prestados interna e externamente.

Ministro destaca 40 anos do MST: “É símbolo da resistência democrática no nosso país” A Escola Nacional Florestan Fernandes, em guararema, São Paulo, foi palco de atos para comemorar os 40 anos do Movimentos dos Trabalhadores rurais Sem Terra, ao longo da semana. No encerramento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o sergipano Marcio Macedo fez questão de estar junto de centenas de militantes do  movimento e convidados. “Quero trazer aqui o abraço do presidente Lula”, disse Macedo, que é um dos quatro ministros que trabalham ao lado de Lula, no Palácio do Planalto.

Resistência democrática “Foi muito difícil chegar até aqui e muita gente importante ajudou na resistência democrática governadores, prefeitos, deputados – na época eu era também. Mas tiveram os imprescindíveis: os movimentos sociais organizados desse país. Eu queria fazer desse momento, que é um símbolo da resistência dos movimentos sociais nesse país, agradecer a todos os movimentos organizados neste que era um dos pilares do Lula- livre: da resistência e da fé. Um dos símbolos de toda essa resistência chama-se Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”, afirmou o ministro , fazendo referência ao período em que o presidente Lula esteve preso, em Curitiba,  e os movimentos sociais e militantes de esquerda fizeram uma vigília por quase 600 dias.

Ministros e políticos O ato de encerramento pelos 40 anos do MST contou com a presença de políticos de destaque de partidos de esquerda e também de mais três ministros: Paulo Teixeira, do ministério do Desenvolvimento Agrário, Sílvio Almeida, do ministério de Direitos Humanos e Luís Marinho, do ministério do Trabalho e Emprego.

Novos conceitos Na avaliação do ministro, a atuação do MST no campo e a influência que tem nas cidades deve-se  ao fato de que “esse movimento que teve a capacidade de se insurgir pela reforma agrária, teve também a capacidade de ir se reinventando, sem abrir mão do seu conteúdo ideológico, mas incrementando conceitos muito importantes, como o da agroecologia, como a da sustentabilidade, como um movimento que fala culturalmente com o Brasil, que tem um princípio sagrado da defesa da democracia.” O trabalho do MST, ao longo dessas décadas, segundo a direção do movimento, resultou no assentamento de mais de 450 mil brasileiras e brasileiros e incrementou de forma singular a produção, sobretudo de alimentos orgânicos, em sistemas de cooperação entre os produtores.

Novas políticas sociais Macedo encerrou o discurso destacando que a população brasileira, de modo geral, já está percebendo e se beneficiando das novas políticas sociais e diretrizes econômicas do governo federal. E que todos sabem também qual o foco central dessas políticas: “todos nós sabemos qual é a prioridade. São os mais pobres, os mais necessitados, os invisíveis do sistema, os renegados pelo sistema. Nós estamos em trincheiras diferentes, mas estamos do mesmo lado da história, na defesa da democracia e da justiça social no nosso país. E juntos nós vamos mudar esse Brasil, defender a democracia e construir o país responsável para com os seus filhos, cheio de amor e alegria”, afirmou o ministro.

 

 

ESPECIAL LAGARTO FINDA – Se não se respeita nem mesmo livros didáticos, descartando-os como se fossem lixo, o que esperar da gestão de Hilda Ribeiro em Lagarto quanto à população? Deu no AndersonsBlog: “Antes de iniciar essa série especial, que se espera que dure somente uma semana, mas que, diante de tantos desmandos, ninguém se espante se ela durar até, no mínimo, o final do ano, vamos com uma reminiscência aqui da casa. Corria o ano de 19 e o titular de AnderSonsBlog recebeu convite do ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PV), para secretariar a Comunicação lagartense. Naquela oportunidade, a traição já fazia o seu laço de nó cego sobre Valmir e ele foi afastado por cerca de 30 dias.”

 Traição consumada E continua “Como haviasido convidado por ele, a ele mesmo a casa aqui se dirigiu pra saber se devia ou não continuar na função. Valmir, para evitar confrontos com a então gestão que assumia interinamente, a de Hilda Ribeiro (SD), sua vice, disse pra continuar até a sua volta – como de fato ocorreu, sendo que seu afastamento em definitivo e a consumação da traição se deu lá no início de 20, com AndrSonsBlog caindo fora por decisão própria e em solidariedade a Valmir e a tudo o que ele estava sofrendo naquele fatídico momento.” Toda matéria do AndersonsBlog aqui.

Fábio acompanha posse de nova presidente do Consórcio Nordeste O governador Fábio Mitidieri participa, nesta quarta-feira, 31, da posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, na presidência do Consórcio Nordeste. Fátima é a primeira mulher a assumir a liderança da entidade, criada em 2019 para ser instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste.

Avanção do PAC Eleita por unanimidade, a gestora tem o desafio de promover o avanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que conta principalmente com projetos voltados à infraestrutura viária. “É muito representativo que tenhamos uma mulher à frente do Consórcio Nordeste neste momento de retomada de crescimento da economia do País e do Nordeste. Estamos unidos para gerar mais desenvolvimento para nossa gente”, disse Mitidieri.

Agrupamento fortalecido O prefeito de Telha anunciou na segunda-feira, 29, em uma reunião com o ex-deputado federal, André Moura, a chegada da vereadora Graça de João Goulart (DEM) ao agrupamento que administra o município. A vereadora que anteriormente era oposição ao atual prefeito, se soma ao grupo que disputará as eleições em 2024. “Desejo boas-vindas à vereadora. Essa parceria visa a continuidade da melhoria do nosso povo telhense”, disse o prefeito Flávio Dias, que estava acompanhado do secretário de Governo, José Nunes.

Empresa de dirigente da Funcap é contemplada com R$ 1 milhão da Lei Paulo Gustavo, denuncia presidente do Sindmuse Deu no site Hora News: O Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Sergipe (Sindmuse), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está denunciando possíveis irregularidades na aplicação dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo pelo Governo de Sergipe. Para expor os problemas encontrados, a direção do sindicato construiu uma Carta Aberta ao governador Fábio Mitidieri e continua cobrando das autoridades competentes esclarecimentos e mais transparência referente ao processo de seleção dos projetos. Toda matéria aqui.

Com apoio da Prefeitura de Itabaiana, Sealba Show 2024 promete ser um sucesso A partir de 2022, Itabaiana tornou-se sede do show do agronegócio. Localizado estrategicamente na região central de SEALBA (denominação definida pela Embrapa: Sergipe, Alagoas e Bahia), o município foi escolhido por ter alto potencial agrícola no Nordeste brasileiro. Assim que recebeu o convite, o Prefeito Adailton Sousa não mediu esforços para sediar o megaevento em Itabaiana. A Prefeitura ofereceu todo um apoio logístico e de incentivo, o que contribuiu com o sucesso do Sealba Show que se tornou marca registrada no calendário oficial do município. 

Capital estadual do agronegócio  “Tenho muito orgulho de ter sido o gestor que iniciou a parceria com o Sealba Show. Fizemos de Itabaiana a casa do agronegócio. Podemos afirmar que, além de sermos a Capital Nacional do Caminhão, de ter nos tornado a maior cidade do interior de Sergipe, hoje somos também a Capital Estadual do Agronegócio”, destacou o Prefeito.

Apoio logístico O Secretário de Agricultura, Pecuária e do Abastecimento Alimentar, Erotildes de Jesus, afirmou que o município está preparado para a realização de mais um Sealba Show “Desde o surgimento do Sealba que fortalecemos esta parceria. O município tem feio um grandioso apoio logístico. Para a realização da edição deste ano, estamos há 90 dias trabalhando, diariamente, para o sucesso do evento”, informou o secretário.

Apoio logístico II Ainda segundo Erotildes, o município fornece toda a logística necessária para a realização do evento. “Nós estamos disponíveis para todas as solicitações dos expositores. Temos dado todo um suporte. O município está presente em diversos segmentos. Fornecemos água, retroescavadeira, serviço elétrico, carro-pipa, sinalização, além de serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, SMTT e Guarda Municipal.  O município também realizou uma contrapartida de mais de 100 mil reais para realização do Sealba Show.

Sede oficial O resultado não poderia ser diferente: sucesso total do Sealba Show em Itabaiana. Hoje, a escolha é aprovada unanimemente pelos expositores, produtores rurais, visitantes, imprensa e demais agentes que, direto ou indiretamente, participam das atividades. Itabaiana se consolidou como sede oficial daquele que é considerado o maior evento de agronegócio da região. O Sealba Show 2024 reunirá as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços, o que torna a feira uma grande oportunidade para realizar negócios, promover a marca e se atualizar com as novidades do mercado.

Contra a desinformação  O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou solenidade para celebrar a assinatura de adesão ao Pacto Contra a Desinformação nas eleições de 2024. A Procuradoria-Geral do Estado, comandada pelo procurador Carlos Pinna de Assis Júnior, esteve presente no ato e assinou o pacto, que tem como finalidade combater a criação e a utilização de redes de desinformação e as condutas ilícitas em campanhas eleitorais deste ano.

Contra a desinformação II “Para mim, é uma satisfação representar aqui a Procuradoria-Geral do Estado, mas também uma satisfação pessoal, como ex-membro deste tribunal e uma pessoa que guarda, com toda a sinceridade, o maior respeito, carinho e devoção à Justiça Eleitoral do nosso país e, sobretudo, no estado de Sergipe”, afirmou Pinna Júnior.

Laércio Oliveira participa da festa do Bom Jesus dos Navegantes No último domingo, 28, o senador Laércio Oliveira participou das celebrações da Romaria do Bom Jesus dos Navegantes, realizada em Propriá, na Região do Baixo São Francisco. O evento contou com a presença de fiéis e romeiros de Sergipe, Alagoas e também de diversas outras cidades do país.

 Lideranças Pela manhã, o senador recebido pelo ex-prefeito Luciano de Menininha e pelo deputado federal Thiago de Joaldo, onde participaram de uma missa no Santuário Nossa Senhora das Graças. Em seguida, ele almoçou com o ex-prefeito Yokanaan Santana e seu filho, ex-secretário de Saúde Iokanaan Filho (Sam), na casa do amigo Branco e Gerinaldo, com a presença do presidente da Fecomércio-SE, Marcos Andrade, e do ex-vereador Marquinhos Cury.

 Ponto alto À tarde, a Romaria atingiu seu ponto alto com a procissão fluvial pelas águas do Rio São Francisco, levando a imagem do Bom Jesus dos Navegantes de Propriá a Porto Real do Colégio, em Alagoas. Esta tradição centenária, com 110 anos de existência, reuniu centenas de fiéis e romeiros. Laércio Oliveira expressou sua conexão com a festa. “Frequento essa celebração há tantos. É uma festa marcada pela demonstração da força e da crença de cada participante, independentemente de religião, todos unidos pelo olhar para o Cristo como guia e caminho a seguir”, disse.

 Celebração grandiosa Iokanaan Filho destacou a importância da festa como um momento tradicional, cultural e religioso para o povo de Propriá. “Esse é o ponto máximo da fé do propiaense. Foi uma honra acompanhar essa celebração ao lado do nosso amigo senador Laércio Oliveira e pedir, sobretudo, que Bom Jesus dos Navegantes venha nos abençoar, trazendo bênçãos e proteção para nossa cidade”.

 Cidade do Bom Jesus Luciano de Menininha, ex-prefeito, ressaltou a importância da festa. “Essa é a maior festa do Baixo São Francisco. É uma tradição de mais de cem anos. Infelizmente, hoje em dia, não vemos a quantidade de pessoas que havia no passado, mas Propriá continua sendo a cidade do Bom Jesus. Agradecemos a presença do senador Laércio e do deputado Thiago de Joaldo, pois eles vêm para conhecer e contribuir, tanto com nossa diocese como com nossa cidade”.

Prefeitura da Barra dos Coqueiros lança programação do Barra Folia hoje, 30 A Prefeitura da Barra dos Coqueiros lançará nesta terça-feira, 30 de janeiro, a programação oficial do Barra Folia, às 07h, no Restaurante Beira Rio, localizado na Avenida Moisés Gomes Pereira, 321, Centro em frente à Escola Municipal João Cruz. O tradicional carnaval do município irá acontecer de 09 à 13 de fevereiro. No lançamento, estarão à disposição da imprensa, o prefeito da Barra, Alberto Macedo, o coordenador do Barra Folia e secretário de Turismo, Roosewelt Pereira além do superintendente da SMTT da Barra dos Coqueiros, Marcos Felipe Gomes.

Vasta programação Ao longo de cinco dias, o Barra Folia contará com uma vasta programação musical, que incluem artistas nacionais e sergipanos. Para garantir a segurança dos foliões, a Barra terá policiamento reforçando, com o apoio da Polícia Militar de Sergipe e agentes de segurança particulares. Além de uma vasta programação para agradar todos os foliões o evento também tem como proposta fomentar a economia e o turismo local.

Parklets: Breno Garibalde cobra implantação de lei municipal Em 2021, foi sancionada a lei municipal n° 5404, de autoria do vereador Breno Garibalde, que permite a criação de parklets na cidade de Aracaju. Os parklets são mobiliários urbanos que funcionam como uma extensão da calçada e ajudam a deixar a cidade mais agradável, ampliam a capacidade de uso público dos espaços, e também ajudam a aumentar a rentabilidade dos estabelecimentos comerciais.

 Benefícios aos comerciantes Porém, desde então, a lei municipal ainda não está sendo aplicada em Aracaju. “Além de uma ideia muito positiva para a cidade, vários proprietários de bares e restaurante de Aracaju estão cobrando a implantação desses mobiliários, que traz inúmeros benefícios aos comerciantes e não onera o poder executivo. Não podemos esquecer que a cidade é das pessoas e deve ser pensada para elas. Por isso, é necessário que a lei seja colocada em prática o quanto antes!”, ressalta o vereador.

 A lei O parlamentar explica ainda que, a lei dos parklets deve funcionar da seguinte forma: os estabelecimentos que tiverem, em frente ao seu comércio, vagas de estacionamento, podem utilizar até duas delas para a instalação dos mobiliários. A implantação e manutenção dos mesmos fica a cargo do próprio estabelecimento, seguindo os parâmetros da lei. “Os parklets podem conter jardins, bicicletários, mesas, floreiras, e por aí vai”, explica Breno.

Demora da implantação Porém, a demora na implantação dos parklets por parte Prefeitura de Aracaju, vem gerando críticas da Associação de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE).“A Câmara de Aracaju deu um passo importante, abraçou a iniciativa, mas a Prefeitura não fez a mesma coisa. A lei já foi sancionada, mas a efetivação ainda não aconteceu. Isso é lamentável! Essa lei não promoverá também a revitalização do espaço urbano, e garantirá qualidade de vida às cidadãs e aos cidadãos.”, afirma Bruno Dórea, presidente da Abrasel/SE.

Apelo ao prefeito Ainda segundo Bruno, o apelo pela implantação urgente da lei dos parklets na capital sergipana, tem sido feito por outros donos de estabelecimentos comerciais de Aracaju.  “Esse é um pedido feito por vários donos de bares e restaurantes associados da Abrasel. Fazemos aqui esse apelo ao prefeito Edvaldo Nogueira, ao presidente da Emurb. Não deixemos que essa lei seja esquecida e não seja efetivada”, disse Bruno.

INFONET

Em destaque

VÍDEO: Pastor evangélico confessa abuso sexual contra sobrinha de seis anos: "Só lambi"

  Quarta-Feira, 08/05/2024 - 20h31 Por Redação Foto: Reprodução / Thiago dos Reis (Rede X) Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um ...

Mais visitadas