em 19 abr, 2023 4:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Um dos direitos essenciais e constitucional de todo cidadão é a saúde. No Brasil, o SUS – que é um modelo forte e único – tem, em seu formato, garantias e serviços que poderiam se transformar em referência para a população. Apesar de haver bons exemplos, e pena que eles são poucos, a grande maioria dos instrumentos que oferta esses serviços pelo SUS padece de investimentos e profissionais. E, como consequência, não ofertam uma saúde de qualidade.
Mas para piorar tudo isso, a saúde pública ainda é vítima dos maus políticos e seus interesses escusos. Em Sergipe, há décadas que a rede pública tem sido utilizada em benefício de campanhas políticas e candidatos. E vários já se elegeram usando dessa estrutura. Ivan Paixão, que foi secretário na gestão do governador Albano Franco, inaugurou essa era.
Alguns anos depois, Rogério Carvalho, que estava em São Paulo e foi trazido por Marcelo Déda para ser o seu secretário de Saúde em 2001, elegeu-se em 2006 deputado estadual, quando assumiu no ano seguinte a pasta no Estado. Com toda a estrutura em suas mãos, ganhou para deputado federal e, hoje, é senador. O caos chegou a um nível tão grande, que quando Déda foi reeleito em 2010, ele chegou a dizer que seria, além de governador, o secretário da Saúde. Aliás, antes de Rogério, Eduardo Amorim foi também secretário de Estado da Saúde no governo João Alves e saiu de lá para ser eleito deputado federal.
E quem não lembra no governo Jackson Barreto de Almeida Lima? Como marca, deixou o luxuoso “Taj Mahal” como herança, além da inauguração fake do Centro de Nefrologia do HUSE, que ocasionou um processo para ambos por improbidade administrativa. Almeida ainda tentou se eleger deputado estadual quando deixou a secretaria, mas não obteve êxito. Já na gestão seguinte de Belivaldo Chagas, este colocou para ser secretário o então médico Valberto Lima, que, em 2020, elegeu-se prefeito de Propriá. E claro, com a ajuda da Secretaria.
E seguindo a mesma toada dos seus aliados, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, não esconde sua nítida intenção em eleger a secretária de Saúde, Waneska Barboza, prefeita em 2024. A autonomia que ela tem, poder de decisão e visibilidade só podem ter chegado a ela com a ordem expressa do prefeito.
Maior prova de que esse é o projeto prioritário de Edvaldo foi a inauguração da maternidade 17 de Março. Um grande palanque foi armado para que Waneska pudesse ser aplaudida e, em alguns momentos, ovacionada. Bem diferente de uma solenidade formal, a inauguração transformou-se em um grande comício, com palco e discursos emocionados e inflamados.
Até mesmo na composição da mesa, percebeu-se a intenção em não apagar as luzes direcionadas para a secretária. As deputadas federais Katarina Feitoza e Yandra Moura, cujos nomes são lembrados para a sucessão de Edvaldo, ficaram num canto, meio que às escondidas. Já os vereadores Palhaço Soneca, Sargento Bayron, Pastor Diego e Dr. Manoel Marcos deixaram o recinto antes da bênção do padre. Ficaram extremamente contrariados porque nem sequer foram chamados para ocupar o dispositivo de honra (ou melhor, o palanque oficial).
Lógico que o direito de ser candidato é de qualquer pessoa ou gestor. Mas além de fazer da disputa um território desigual, quando um político ocupa uma secretaria tão estratégica e essencial para a maioria da população – que não tem plano de saúde e depende do SUS para ter um atendimento simples ou uma cirurgia complexa – ele acaba colocando a vida das pessoas em risco.
Que os órgãos de fiscalização fiquem atentos e não deixem que os erros do passado se repitam. Até porque, de político em político, a saúde pública continua indo de mal a pior. E o povo pagando a conta pelos projetos pessoais. Aliás, o povo fica sempre com a corda no pescoço.
Um breve descanso. Blog só retorna dia 15 de Maio. Em maio 17 anos do blog. Twitter ficará ativo. E o titular deste espaço a partir desta quinta-feira, 20, entrará em férias já programadas. O twitter continuará ativo e em alerta neste período. O blog retorna a ser atualizado no próximo dia 15 de Maio com a mesma determinação, seriedade e em busca da verdade, como sempre. Saúde e Paz para Todos!
Lagarto: Policlínica prometida pela prefeita, cujo contrato com a Caixa foi assinado em maio de 2022 não saiu do papel. Lagartenses revoltados querem realizar protesto em frente a “futura” policlínica. Caixa liberou R$ 6 milhões na assinatura contrato. SOS MPF e MPE. Confira a matéria da Prefeitura informando que a obra seria um “marco” na saúde publica de Sergipe aqui.
Em entrevista, Gustinho Ribeiro demonstra incômodo com críticas à saúde em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”: “Nessa segunda-feira, 17, o deputado federal Gustinho Ribeiro demonstrou estar bastante incomodado com a enxurrada de críticas da imprensa, da população e de autoridades sobre os problemas no município de Lagarto. Em entrevista concedida a Narcizo Machado, do Jornal da Fan, o deputado federal teve a coragem de dizer que na gestão da sua esposa, a prefeita Hilda Ribeiro, não há nenhuma crise na saúde e que os problemas relatados na imprensa são inventados, não existem em Lagarto. Declarações causaram ainda mais revolta da população. Segundo informações dos bastidores da política, o conselho dos seus assessores é que ele evite falar do assunto e evite também contato com o povo.”
Felizola no TCE O nome indicado pelo governador Fábio Mitidieri para o cargo de conselheiro unanimidade, na Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, José Carlos Felizola, foi aprovado, por na tarde desta terça-feira, 18. O objetivo da comissão, conforme o regimento da Casa Legislativa, foi avaliar os requisitos previstos na Constituição Estadual do nome de Felizola à Corte de Contas.
Agradecimento, confiança e honra Agora, um relatório foi produzido e deve ser enviado ao plenário da Alese para votação dos deputados estaduais. José Carlos Felizola é advogado e foi secretário de Estado Geral de Governo (2019-2022), secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social (2018) e presidente da Cohidro, atual Coderse, (2016-2018). “Quero agradecer ao governador Fábio Mitidieri pela delicadeza, mas sobretudo pela confiança da nossa indicação. Espero não apenas honrar essa confiança, mas honrar a cadeira que pretendo ocupar, anteriormente ocupada pelo Dr. Carlos Pinna”, registrou Felizola.
Falece o médico Paulo Emílio Lacerda Mota. Ginecologista e obstetra, Paulo Emílio Lacerda Mota formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, entre os colegas o médico e senador Francisco Rollemberg. Foi também professor da UFS e uma referência na área em Sergipe. O pai, Alencar Mota, foi um grande médico dermatologista de Sergipe.
Combate à violência nas escolas O debate em torno da segurança nas escolas envolveu ontem, 18, os governadores de todos os estados do país, que se reuniram com o presidente Lula, ministros, ministros e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. Depois das medidas emergenciais já adotadas pelo Governo Federal, o encontro de hoje no Palácio do Planalto buscou debater formas de prevenir e enfrentar a violência nas escolas, combatendo o discurso de ódio, o extremismo e a disseminação de notícias falsas.
Segurança e acolhimento nas escolas O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve na reunião e destacou a importância das políticas de segurança e acolhimento nas escolas. Para ele, é fundamental buscar a melhoria para que o ambiente escolar se torne cada vez mais seguro, com o envolvimento de todos, inclusive os pais e familiares dos alunos.
SE tem grupo de trabalho Em Sergipe, um Grupo de Trabalho, com atuação de representantes das forças de segurança e da Secretaria da Educação, tem adotado ações estratégicas para coibir o clima hostil e de insegurança, muitas vezes motivado por notícias falsas e, até mesmo, brincadeiras, como chegou a ser identificado. É fundamental essa atuação, envolvendo esforços de todos – escolas das redes públicas do Estado e Municípios, da segurança e gestores – para que possa oferecer a sensação de segurança que todos esperam para o ambiente escolar.
Atenção governador! Lei obriga perícia anual em pontes e viadutos E um leitor atento, após ler o alerta feito pelo gestor imobiliário Fred Lima, da necessidade de cuidar das estruturas já existentes em pontes em Sergipe, enviou a lei estadual número 05713 de 23/09/2005 (DOE Nº 24.867 DE 28/09/2005) que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de perícia anual, com a apresentação do respectivo laudo técnico, em pontes e viadutos das estradas estaduais de Sergipe. Só precisa saber se o órgão responsável vem cumprindo com a lei. O MPE poderia pedir o relatório do ano passado e deste ano.
Juca reforça parceria com a SSP/SE para garantir mais segurança aos laranjeirenses O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), reuniu-se ontem, 18, com o secretário de Segurança Pública, João Eloy, e reforçaram a parceria para garantir a segurança dos laranjeirenses. Entre as reivindicações, o gestor solicitou agilidade no curso de formação da Guarda Municipal na Academia de Polícia Civil – ACADEPOL, a inauguração das instalações do PAC, em Pedra Branca, cujo prédio foi construído pela Prefeitura e a doação de uma viatura, material bélico e equipamentos de proteção para os guardas municipais.
Solicitações atendidas De antemão, o secretário João Eloy acatou as solicitações de Juca e agradeceu pela construção do Ponto de Apoio Comunitário (PAC). Nos primeiros dias de maio, a Prefeitura fará a entrega das instalações físicas, para que a SSP/SE providencie o mobiliário e os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades. O efetivo policial já está garantido e a população do bairro contará com mais este reforço na segurança.
Parceria com a SSP A Prefeitura de Laranjeiras nunca deixou de investir em segurança e firmar parcerias com o Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, para que os laranjeirenses sintam-se mais seguros. “Em breve, os guardas municipais farão o curso de formação e nós vamos continuar protegendo o nosso patrimônio e os cidadãos laranjeirenses, através de um treinamento adequado na ACADEPOL, com os equipamentos e toda a estrutura necessária para auxiliarmos o trabalho da Polícia Militar”, disse o prefeito.
Parceria com a SSP II Juca destacou também que, ao longo dos últimos dois anos, está mudando a segurança pública em Laranjeiras, em parceria com a SSP. “Estamos fazendo muitas ações e vamos muito mais. Em breve, vamos implantar o sistema de monitoramento de câmeras e continuar desenvolvendo ações de conscientização e educação com o nosso povo. Com a Prefeitura e a SSP/SE juntas, vamos reduzir ainda mais os índices de violência em Laranjeiras”, frisou o prefeito.
Estácio Sergipe promove evento para discutir desafios enfrentados pelos povos originários Hoje, data que marca o Dia dos Povos Indígenas, os cursos de Direito e Administração do Centro Universitário Estácio de Sergipe promovem um evento para debater os desafios enfrentados pelos povos originários diante do racismo ambiental. O evento acontece às 19h, no Auditório 1 do campus da instituição em Aracaju. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
Tema Com o tema “Povos Originários e Racismo Ambiental: desafios da contemporaneidade”, a conferência contará com duas mesas redondas, uma virtual e uma presencial, ambas com a mediação do professor Ilzver de Matos Oliveira, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e docente do curso de Direito da Estácio Sergipe.
Programação Na programação, os presentes poderão ouvir falas de Ângelo Kaimbé, educador indígena e Diretor de Educação do MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia); Marco Antônio Delfino, Procurador da República em Dourados/MS e doutorando em História Indígena pela UFGD; Sandra Sena, coordenadora do Movimento ODS Sergipe; Larissa Reis Kaimbé, representando o coletivo de estudantes indígenas e quilombolas da UFS e Manuel Júnior, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Cristóvão.
Conexão com a história Segundo Igor Frederico Fontes de Lima, coordenador do curso de Direito da Estácio Sergipe, a realização do evento é de extrema importância. “Num país como o Brasil, realizar um evento como esse tem a importância de nos conectar com nossa própria história. É uma oportunidade de fazer autocrítica, com vistas a uma cultura de paz, respeito e valorização dos povos originários. A academia deve sempre estar a serviço da construção de uma sociedade justa, solidária e multicultural”, afirma.
Cortejo Afro Cultural Afoxé de Odé comemora sua Décima Segunda edição Na próxima sexta-feira, dia 21 de abril, a partir das 15h, acontece o cortejo afro cultural Afoxé de Odé, em louvor ao Orixá Oxóssi, trazendo a magia dos tradicionais afoxés, também conhecidos como Candomblés de rua. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e a comunidade de matriz africana. A concentração será no Shopping Prêmio, em Socorro.
Festa na Aldeia Em 2023, 12º edição, Oxóssi abre passagem para a “FESTA NA ALDEIA”, uma homenagem aos caboclos e caboclas, guerreiros e guerreiras que amam a natureza, cuidam dos bichos e de cada folha verde que nasce no topo das grandes árvores. Seres iluminados cuja sabedoria vem do ar puro que nos dá a vida, que defendem a tradição milenar de seu povo, com a consciência de seus deveres junto aos seus semelhantes e junto à natureza.
Participação especial Para abrilhantar ainda mais o cortejo, o Afoxé D´Ogum, da cidade de Pirambu, fará uma participação especial louvando ao Orixá Ogum, senhor dos caminhos. O Afoxé de Odé é uma realização do Ilê Axé Yaápaálomin Abassá Maria da Paz, sob o comando da Ìyálorixá Silvia D´Oxum, em parceria com a TA Produções, e tem o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.
Ipesaúde passa por modernização e atrai cada vez mais usuários O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) tem passado por modernização e as melhorias têm atraído mais usuários. Atualmente o Ipesaúde conta com 115.139 beneficiários no estado de Sergipe, incluídos titulares e seus dependentes. São ofertadas 32 especialidades médicas na Unidade Central, na Rua Campos, em Aracaju.
Além da Unidade Central há mais três unidades satélites O Centro de Fisioterapia, Centro Odontológico e Centro de Diabetes, todos na capital. No interior do estado, o Ipesaúde conta com seis unidades, incluindo a da cidade de Simão Dias, que ainda não entrou em operação. “A unidade de Simão Dias foi inaugurada pelo ex-governador Belivaldo Chagas, à época, mas ela ainda não está em operação. A previsão é de que ainda no primeiro semestre estejamos funcionando”, disse o presidente da autarquia, Cláudio Mitidieri.
Migração Segundo Cláudio, existe uma migração de usuários do plano particular para o Ipesaúde. O presidente afirmou que a migração de beneficiários da rede privada para o Ipesaúde se deve à qualidade do serviço, como por exemplo, o credenciamento do Hospital Primavera e do Hospital São Lucas, entre outras unidades cadastradas ao plano do servidor público.
Rede de prestadores “O Ipes conta com uma ampla rede de prestadores, e boa parte dos hospitais do estado são conveniados e credenciados. Esse fato não acontece em muitos planos de saúde do mercado. Isso é um grande diferencial! Além disso, não oferecemos somente consultas médicas, o Ipesaúde é um plano de assistência odontológica também, serviço que os outros planos não oferecem”, acrescentou.
Especialidades médicas O Ipesaúde conta com diversas especialidades médicas. “De Reumatologia, Neurologia, Cardiologia a Obstetrícia, enfim são 32 especialidades médicas só aqui na sede, em Aracaju”. Abrindo o leque para demais especialidades, o instituto também conta com Fisioterapia, Psicologia, Dentista, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, entre outras. “Tem especialidades que ainda não conseguimos trazer para nosso Centro Clínico, então contratamos na rede externa, em consultórios. Nós só estamos com uma dificuldade pontual em Neuropediatria, porque é uma especialidade com poucos profissionais em Sergipe”. Mais detalhes aqui.
Projeto vai estimular inovação nas propriedades rurais sergipanas Um projeto do Sebrae vai levar inovação e desenvolvimento sustentável para produtores rurais sergipanos. Denominada ALI Rural, a iniciativa tem como foco a oferta de soluções que possam melhorar seus resultados, respeitando a sustentabilidade e garantindo aumento do faturamento e/ou redução dos custos. A meta é atender 75 produtores ao longo dos próximos oito meses. Eles terão a oportunidade de receber gratuitamente acompanhamento técnico em suas propriedades, participar de encontros presenciais, individuais e coletivos, além de ter acesso a imersões, análises e palestras voltadas à inovação.
Orientação Os empreendedores rurais serão orientados a melhorar seus processos produtivos e implementar controles gerencias nas propriedades, reduzir custos e avaliar a situação financeira. Outros pontos que serão trabalhados serão o conhecimento sobre novos produtos e ferramentas para ampliar as oportunidades de negócio e o acesso a produtos de tecnologia que podem contribuir para alavancar o negócio
Participação Podem participar produtores que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Número do Imóvel na Receita Federal (NIF), Inscrição Estadual, Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ) ou registro de pesca residentes em qualquer um dos 75 municípios sergipanos. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de maio no site www.se.sebrae.com.br ou pelo WhatsApp (79) 2106-7760.
Potencialização “Eles poderão potencializar seus pontos fortes e realizar, na prática ações de melhoria na propriedade rural. A ideia é que esses empreendimentos possam se tornar mais competitivos, gerando mais renda para seus proprietários. Queremos assim garantir a sustentabilidade da atividade rural e contribuir para o desenvolvimento desses municípios onde elas estão situadas”, explica a analista técnica do Sebrae, Luciana Oliveira. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 2106-7760.
INFONET