Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 08, 2023

Ucrânia e Rússia rejeitam plano de Lula e avisam que não há possibilidade de acordo

Publicado em 7 de abril de 2023 por Tribuna da Internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas nesta quinta (6) — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Lula diz que o ucraniano Zelensky “não pode querer tudo”

 

Deu no Site Itatiaia
Agência France Presse

A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (7) que não renunciará à Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014, em troca do fim da guerra. A manifestação responde a uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (6). “Não há razão legal, política nem moral que justifique abandonar um só centímetro de território ucraniano”, escreveu no Facebook o porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko.

Ele acrescentou, no entanto, apreciar “os esforço, s do presidente brasileiro para encontrar uma maneira de deter a agressão russa”. Mas ressalvou: “Qualquer esforço de mediação para restabelecer a paz na Ucrânia deve ser baseado no respeito à soberania e à integridade territorial plena e total da Ucrânia, de acordo com os princípios da Carta das Nações Unidas.”

PLANO DE LULA – Na quinta-feira, o presidente Lula sugeriu que a Ucrânia pode ter de ceder o território da península da Crimeia à Rússia para facilitar um entendimento que acabe com a guerra. Também disse que o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, “não pode querer tudo”.

Lula disse que o presidente russo Vladimir Putin “não pode ficar com o terreno da Ucrânia”. E completou: “Talvez se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, tem que se repensar”, declarou o petista em um encontro com jornalistas em Brasília.

O presidente brasileiro anunciou no fim de janeiro que faria uma proposta de mediação para o conflito na Ucrânia por um grupo de países. Ele pretende apresentar o projeto ao presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim na próxima semana. Lula acredita nas possibilidades de sucesso do projeto e espera que o grupo de países possa ser criado em seu retorno da China.

RÚSSIA NÃO ACEITA – A exemplo do governo da Ucrânia, também as autoridades da Rússia insistiram nos últimos dias que as negociações de paz são impossíveis no atual cenário.

O ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, não respondeu diretamente a Lula, mas afirmou nesta sexta-feira que as negociações de paz sobre a Ucrânia devem ser baseadas em “uma nova ordem mundial”, que fique livre do domínio dos Estados Unidos.

O chanceler russo confirmou que o governo de Moscou prosseguirá com a operação militar na Ucrânia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Lula não tem senso de ridículo e tem insistido em que conseguirá acabar com a guerra da Ucrânia. Na entrevista coletiva desta quinta-feira, a alma mais honesta do mundo deu a seguinte declaração: “Estou convencido de que tanto Ucrânia quanto Rússia estão esperando alguém de fora para sentar e conversar”, disse Lula, que julga (?) ser o “alguém de fora” que vai conseguir resolver o mais grave problema mundial. Porém, como diz o velho ditado, “presunção e água benta, cada um pode ter o quanto quiser”. E Lula é imune à humildade. (C.N.)

Em destaque

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível Um fato inusitado e, ao mesmo tempo, alarmante tem causad...

Mais visitadas