Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 20, 2023

Após CNN divulgar as imagens, Policia Federal antecipa depoimento do general Gonçalves Dias

Publicado em 19 de abril de 2023 por Tribuna da Internet

PF tem imagens, mas ainda não ouviu general de Lula sobre 8 de janeiro | Metrópoles

Lula ainda tentou proteger o amigo general, mas se deu mal

Tainá Falcão
CNN Brasília

A Polícia Federal deverá intimar ainda nesta semana o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, para depor sobre os atos criminosos do dia 8 de janeiro. O depoimento dele já era considerado indispensável pela PF, no âmbito das investigações, mas a convocação será antecipada por causa das imagens divulgadas com exclusividade pela CNN nesta quarta-feira (19), que o levaram a pedir demissão, aceita por Lula.

Segundo relatos feitos à reportagem, nos 81 depoimentos já coletados de militares sobre os atos de 8 de janeiro, os investigadores já haviam ouvido informações sobre a suposta negligência de Gonçalves Dias na invasão ao Planalto.

81 DEPOIMENTOS – No dia 12 de abril, 81 militares – incluindo três generais – foram à Academia Nacional da PF para depor no inquérito sobre 8 de janeiro. Oito não compareceram, entre eles o general Gonçalves Dias, apresentando atestados médicos ou outras justificativas para a ausência.

A divulgação das imagens reacendeu discussões, entre aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre uma eventual extinção do GSI.

Interlocutores de Lula defendem, desde a transição, que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a segurança presidencial sob comando da PF sejam alocadas em uma nova secretaria a ser criada diretamente no Palácio do Planalto.

PRESSÃO PELA CPI – No Congresso Nacional, parlamentares da oposição aproveitam para pressionar pela convocação da CPMI dos Atos Golpistas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pode instalar a comissão na próxima semana. O Planalto, no entanto, corre para retirar assinaturas do pedido de CPMI.

“As imagens só reforçam e carimbam a necessidade de instalação imediata da CPMI do 8 de Janeiro”, afirma o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), um dos principais defensores da comissão.

“O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fica numa situação bastante delicada se não proporcionar a realização da sessão do Congresso Nacional na próxima semana”, acrescenta Zucco.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Nota oficial afirmou que os integrantes do Gabinete de Segurança Institucional já estariam sendo investigados, mas estrategicamente faltou dizer que o general Gonçalves Dias deixou de comparecer ao depoimento. Se o militar conhecesse a portentosa obra do verdadeiro Gonçalves Dias, saberia que “onde não tem transparência, não existe parceria”. E o pior foi que o general tentou esconder a transparência, fazendo o presidente decretar sigilo sobre as imagens que exibem os gravíssimos erros cometidos pelo GSI. Como diria Tom Jobim, é a lama, é a lama, é a lama(C.N.)

Em destaque

Para Haddad, o inferno são os outros, incluindo o próprio Lula

Publicado em 19 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Haddad deu uma entrevista contraditória Caio Junq...

Mais visitadas