Publicado em 22 de setembro de 2022 por Tribuna da Internet
Vinicius Prates e Silvia Pires
Estado de Minas
O chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), foi às redes sociais nessa quarta-feira (21/9) para ironizar a possibilidade de eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República. Para Nogueira, “parece ficção científica” haver discussões sobre nomes para ministérios, pastas e políticas públicas “do governo Lula”.
Embora Lula apareça na primeira posição nas pesquisas eleitorais, Ciro tem apostado na reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Recentemente, Ciro afirmou que o presidente irá ganhar em 18 ou 19 estados. Em seguida, disse que a “onda Lula” é gigante apenas na imaginação.
“Já vejo a discussão sobre nomes para ministérios, criação de novas pastas, políticas públicas do “governo Lula”. Parece ficção científica. Falta só um detalhezinho: voto. E antes disso, um fato: Bolsonaro presidente pelo bem do Brasil”, escreveu Ciro Nogueira nas redes sociais.
IRONIZANDO – O ministro-chefe da Casa Civil tem usado a ironia para criticar ofensiva por vitória no 1º turno. Em seu Twitter, Nogueira tem apontado o que chama de “desespero do PT” e diz que o “jogo virou”.
“Na beira do gramado, o desespero do PT pedindo o fim da partida antes da hora […] Podem vaiar e gritar. O desespero bateu pq Bolsonaro é presidente pelo bem do Brasil”, escreveu o ministro, que também é presidente do Partido Progressista (PP), pertencente à base que apoia o Bolsonaro.
Na publicação, Nogueira também diz que o “jogo virou e a torcida é nossa”, em possível referência ao mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas, que aponta Bolsonaro na liderança, com 39%, à frente de Lula em São Paulo.
FIM DA PARTIDA – “Na beira do gramado, o desespero do PT pedindo o fim da partida antes da hora. Só que não! O jogo virou e a torcida é nossa! Podem vaiar e gritar”, escreveu o ministro.
Recorrentemente, Nogueira ironiza os resultados dos institutos de pesquisa, especialmente aqueles que mostram o ex-presidente Lula (PT) em primeiro lugar. Na última quinta-feira (8/9), ele usou o Twitter para debochar das pesquisas eleitorais do Instituto Datafolha.
“DataFolha, DataFolha… vai ficar muito feio mais uma vez ajustar somente no dia da eleição!!!!!!!!!!”, escreveu o ministro, após os atos de 7 de Setembro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Se Lula ganhar, não tem problema, porque Ciro Nogueira logo se adaptará à nova situação. Ele só sabe viver como satélite, sempre circulando em volta do poder. (C.N.)