seg., 9 de maio de 2022 4:09 PM
Resumo da notícia
Rússia teve evento mais discreto que o imagino no "Dia da Vitória"
Evento anual lembra a vitória soviética contra os nazistas
Desistência seria forma de recuo de Putin, que preferiu não acirrar os ânimos
Havia a expectativa de que o dia 9 de maio fosse marcado por um evento na Rússia que mandaria um recado para o Ocidente, com um tom beligerante. No entanto, o feriado do “Dia da Vitória”, que lembra a vitória soviética sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial, não teve aviões extravagantes, como era previsto.
Veja lista de alimentos e bens que ficarão mais caros com a guerra
Entenda porque a Ucrânia afundou seu principal navio de guerra de propósito
Uma das atrações esperadas era uma aeronave chamada de “avião do Juízo Final”, do modelo II-80, mas houve um recuo e ela não foi utilizada. O avião é um aparelho militar russo, altamente tecnológico, que permitiria que Putin governasse de dentro da aeronave.
O avião tem aproximadamente 65 metros de comprimento e quase 16 metros de altura. Com a carga máxima, a autonomia é de 9 mil quilômetros. A aeronave é como um avião civil, mas equipado para ser um aparelho militar.
A decisão de fazer um evento mais discreto seria uma forma de Vladimir Putin, presidente da Rússia, evitar acirrar os ânimos. A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura 75 dias, mais do que o estimado no início da invasão russa.
A parada militar do Dia da Vitória acontece todos os anos desde 1999, quando Putin chegou ao poder pela primeira vez. A ocasião é entendida pelo presidente russo como uma oportunidade de mostrar o poderio militar da Rússia ao restante do mundo.
https://br.yahoo.com