Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, maio 31, 2022

Fake news dizia que Ciro sugeriu uma moeda coringa” e Guedes lhe replicou

Publicado em 30 de maio de 2022 por Tribuna da Internet

Ilustração reproduzida de O Globo

Deu em O Globo

Circula nas redes sociais a imagem de um post atribuído ao perfil no Twitter do pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), indicando que ele teria sugerido a criação de uma “moeda coringa” em 2 de setembro de 2021. É #FAKE. Ciro Gomes não realizou tal publicação.

Com base no acervo do Internet Archive, não houve publicações no perfil @cirogomes com esta expressão naquele dia. Além disso, não há menções a tuítes excluídos para Ciro Gomes, de acordo com o Projeto 7C0, que coleta tuítes de políticos e arquiva as mensagens mesmo depois de apagadas.

MENSAGEM FALSA – “Vamos criar uma moeda coringa, que o valor será definido na hora da compra, sem ter a necessidade de passar troco ou depender de maquineta, e com a opção de parcelar e ainda definir uma data conveniente para que o cidadão tenha mais comodidade”, diz a mensagem falsa.

Diante da repercussão da captura de tela falsa, Ciro Gomes usou sua conta no microblog nesta segunda-feira para reforçar que não escreveu o texto sobre a moeda coringa. “Só imbecis poderiam dizer ou acreditar em tamanha idiotice”, afirmou Ciro Gomes. “Compartilhe a verdade! As fake news contra mim, além de estarem aumentando, estão ficando criminosamente mais sofisticadas, como este falso Post de Twitter. Ajudem-me a denunciar”.

Além da postagem falsa atribuída a Ciro Gomes, o mesmo print forjado sugeria que o ministro da Economia, Paulo Guedes, teria respondido ao pré-candidato do PDT, dizendo: “o nome disso é CHEQUE”. Guedes não possui perfil oficial no Twitter, e a conta enganosa @PauloGuedesReal já foi suspensa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Esse tipo de golpe baixo já era esperado e vai se repetir durante toda a campanha, como aconteceu em 2018. A diferença é que desta vez as pessoas estão mais preparadas para filtrar esse tipo de fake news(C.N.)

Em destaque

ADMINISTRAÇÃO E FÉ NÃO SE MISTURAM, É CONSTITUCIONAL

Os festejos celebrados em junho: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) pela igreja católica, fazem referências aos nascimentos ...

Mais visitadas