Fui um dos privilegiados de conhecer essa beleza natural quando estava conservada, na época em que o Coronel Joãos Sá e seus familiares residiam nesse Casarão, nessa mansão com todos os seus luxuosos móveis.
Não foram poucas as ocasiões em que tive a oportunidade de visitar o Coronel João Sá, e ser agraciado com aquele saboroso lanche.
Salvo melhor juízo e se a memória não me falha, a última vez que ali compareci foi num carnaval num Bloco Carnavalesco comandado pelo finado Moacir; naquele tempo era permitido o uso de lança-perfume.
Hoje sinto tristeza e indignação quando vejo fotos do abandono de uma das mais importantes riquezas da cultura e historia de Jeremoabo, abandonada e jogada no lixo.
Aliás não era para causar surpresa, já que esse é o triste final de tudo de grandioso que já existiu em Jeremoabo.
O atual prefeito de Jeremoabo está perdendo a única oportunidade de ser o patrocinador da maior obra que poderia ficar cravada na história de Jeremoabo para a eternidade; que era aproveitar a oportunidade de instalar o maior ponto turístico, cultural e histórico do município de Jeremoabo, construindo a Escola em Tempo Integral programada pelo governo do Estado da Bahia.
Aproveitaria a oportunidade e implantava um museu anexo a uma biblioteca.
"Temos que nos contentar com Mateus 7.6 " "Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão."
Em toda essa narrativa o menos culpado é o perfeito, além de não ser de Jeremoabo desconhece a cultura e a educação, avisou que gastou R$ 10.000,000,00(dez milhões) para se eleger; sendo que a culpa maior é do próprio povo devido a sua omissão e falta der cidadania, reforçado pela inércia e ineficácia da Câmara de Vereadores, que só sabem balança a cabeça em apoio aos desmandos do gestor.
É triste, seria até hilariante se não fosse doloroso e repugnante a tamanha insensatez e despreparo.