Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 02, 2021

CNMP suspende processo contra promotor baiano acusado de grilagem de terras

por Cláudia Cardozo

CNMP suspende processo contra promotor baiano acusado de grilagem de terras
Foto: Divulgação

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) suspendeu por um ano o processo administrativo disciplinar movido contra o promotor de Justiça Rildo Mendes de Carvalho. O promotor baiano é acusado de promover grilagem de terras no município de Barra, no oeste baiano. O ato teria ocorrido através de falsidade ideológica em concurso de pessoas, estelionato consumado e estelionato tentado. A suspensão será válida até o fim da instrução probatória da ação penal que tramita contra ele no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

 

O processo administrativo disciplinar contra o promotor foi iniciado na Corregedoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em 2016, mas foi avocada pelo CNMP.  Já a ação penal está na fase de recebimento da denúncia. Segundo o relator do caso no CNMP, é necessário suspender o processo devido ao número de testemunhas arroladas em juízo. O órgão também deverá aproveitar as provas produzidas na ação penal, mas que não impede a realização de outros atos de instrução no curso do processo administrativo. O relator observa que não há risco de prescrição do caso.

 

O caso foi avocado pelo CNMP por “insuficiência da atuação do órgão correcional local” e a prerrogativa do CNMP para atuar nos referidos casos. A medida era para evitar alegações de contaminação do processo, vícios e eventuais nulidades.

 

A ação penal contra o promotor foi apresentada pelo MP-BA. Ainda foram denunciados a esposa de Rildo, a advogada Danielle Nair Mendes de Carvalho, o engenheiro Jailson Francisco da Silva e o comerciante Nailton Lopes de Oliveira.

Bahia Notícias

Em destaque

Bolsonaristas utilizam a tese de perseguição para rebater o golpismo

Publicado em 27 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Flávio diz que somente Bolsonaro pode vencer Lul...

Mais visitadas